CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Como a ultra exposição nas redes sociais podem afetar a carreiras de jovens?

David Forli Inocente comenta sobre exemplos de situações dentro do mercado de trabalho que estão se tornando trends nas redes
Redes sociais jovens
David Forli Inocente comenta sobre exemplos de situações dentro do mercado de trabalho que estão se tornando trends nas redes

David Forli Inocente comenta sobre exemplos de situações dentro do mercado de trabalho que estão se tornando trends nas redes

As redes sociais se tornaram ferramentas essenciais na comunicação moderna, impactando inclusive o ambiente de trabalho e as trajetórias profissionais, principalmente para os jovens que ingressam no mercado. Plataformas como Facebook, TikTok, Instagram, Skype e WhatsApp facilitam a interação e a exposição do cotidiano, mas o excesso pode ser prejudicial.

Redes Sociais e Carreiras: Uma Relação Delicada

O uso excessivo das redes sociais pode afetar negativamente a carreira de jovens. Uma pesquisa recente revelou que 74% dos gestores analisam as redes sociais dos candidatos antes da contratação, e 67% dos recrutadores fazem o mesmo. A publicação de conteúdo inadequado pode prejudicar a imagem profissional e a chance de conseguir um emprego. A tendência atual de filmar demissões e postá-las em plataformas como o TikTok, buscando engajamento, demonstra a falta de discernimento e profissionalismo que pode impactar negativamente a percepção de empregadores.

O Impacto do “FOMO” e o Engajamento a Qualquer Custo

O medo de ficar de fora (FOMO – Fear Of Missing Out) leva muitos jovens a buscarem incessantemente por engajamento nas redes sociais, postando conteúdo sem critério. Estudos mostram que o uso excessivo de redes sociais, acima de três horas diárias, está associado a uma menor satisfação com a vida. No Brasil, a média de uso diário é de quatro horas, a maior do mundo. Essa busca desenfreada por engajamento pode levar a comportamentos inadequados e prejudicar a imagem profissional.

Equilíbrio e Uso Consciente das Redes Sociais

As redes sociais podem ser aliadas poderosas na construção de uma carreira de sucesso, desde que utilizadas com cautela e estratégia. Um perfil profissional bem construído no LinkedIn, por exemplo, e publicações relevantes à área de atuação podem ser grandes diferenciais. No entanto, é crucial ter discernimento sobre o que se publica, evitando postagens que possam comprometer a imagem profissional. O equilíbrio é fundamental: usar as redes sociais como ferramenta de networking e divulgação profissional, sem abrir mão da privacidade e da postura profissional.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.