CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Como as inteligências artificiais estão e podem afetar as empresas?

Dimas Facioli analisa pesquisa da OCDE sobre as mudanças causadas pela automação de funções dentro das companhias
Inteligência artificial empresas
Dimas Facioli analisa pesquisa da OCDE sobre as mudanças causadas pela automação de funções dentro das companhias

Dimas Facioli analisa pesquisa da OCDE sobre as mudanças causadas pela automação de funções dentro das companhias

A inteligência artificial (IA) está transformando rapidamente o mercado de trabalho, automatizando processos, alterando funções e criando novas profissões. Um estudo da OCDE revela o impacto da IA nas empresas e a necessidade de qualificação profissional para se manter competitivo.

IA: O Impacto no Mercado de Trabalho

A pesquisa da OCDE mostra que 65% das empresas utilizam regularmente IA generativa em pelo menos uma função. Até 2030, estima-se que a IA possa automatizar até 30% das horas de trabalho atuais, afetando principalmente funções baseadas em tarefas repetitivas. Apesar do entusiasmo de 60% dos profissionais com a IA, 62% se sentem despreparados para utilizá-la de forma eficaz.

Qualificação Profissional: A Chave para o Sucesso

O estudo destaca a importância de investimentos em qualificação e requalificação profissional. Iniciativas como o Cnai (Centro Nacional de Aprendizagem Industrial) no Brasil, focadas em personalização da aprendizagem, criação de conteúdo e análise preditiva de habilidades, são exemplos de como empresas e governos podem contribuir para essa preparação. A capacidade de análise crítica das respostas da IA também é fundamental, pois nem sempre a tecnologia fornece informações totalmente adequadas.

Adaptação e Novas Habilidades

A IA não substitui a criatividade humana. Embora possa auxiliar em tarefas como a criação de campanhas de marketing, a ideia inicial e a estratégia ainda dependem do profissional. A adaptação à tecnologia exige que os profissionais aprendam a utilizá-la como ferramenta, analisando criticamente os resultados e complementando suas habilidades com o conhecimento da IA. A qualificação é necessária em diversos setores, não apenas na tecnologia da informação, mas em praticamente todas as profissões, para garantir a competitividade no mercado de trabalho.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.