Confira dicas para quem não foi ressarcido até dezembro de 2016
Declarar o Imposto de Renda e não verificar possíveis inconsistências nas informações prestadas pode acarretar problemas para o contribuinte, que pode cair na malha fina. Especialistas recomendam a regularização de pendências antes mesmo de receber qualquer notificação da Receita Federal.
Entenda o Caso da Professora Catiúcia
A professora Catiúcia Lucas, por exemplo, acreditava ter preenchido sua declaração corretamente, mas não recebeu sua restituição em dezembro. Sem entender o motivo, procurou um posto da Receita Federal. A falta do dinheiro gerou dificuldades financeiras no fim do ano. “Certamente tem alguma irregularidade, mas eu imagino que deve ser fácil de resolver, só que eu não sei o porquê e não saiu e eu não fui notificada com nada e vim o mais rápido possível”, relatou.
Como Evitar a Malha Fina
Para evitar imprevistos como o da professora Catiúcia, o auditor fiscal da Receita Federal, Frederico Igor Leite-Faber, recomenda o acesso ao extrato da declaração pelo site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br). Nesse extrato, é possível consultar detalhes sobre o motivo da inclusão do contribuinte na malha fina. Basta acessar a área do cidadão, buscar a certidão e a situação fiscal, informando dados como CPF, data de nascimento e número do recibo das declarações dos últimos dois anos. Com isso, o contribuinte pode fazer a retificação da declaração online, sem precisar de atendimento presencial.
Leia também
A Importância da Verificação
No ano passado, quase 250 mil contribuintes caíram na malha fina somente em São Paulo, incluindo a professora Catiúcia. Após corrigir os erros, ela precisará aguardar a restituição para o próximo ano. Após realizar as alterações necessárias, o contribuinte pode verificar a liberação da declaração pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS. Outra opção é ligar para o telefone 146.



