CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como não exagerar na ceia de Natal?

Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Cristina Trovó
exagerar ceia natal
Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Cristina Trovó

Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’, com Cristina Trovó

A temporada de festas de fim de ano é sinônimo de celebrações e, claro, de muita comida. Um desafio e tanto para quem passou o ano inteiro controlando a alimentação. Para quem vai preparar a ceia em casa, a nutricionista Cristina Trovotra dá algumas dicas para evitar exageros.

Organizando a Ceia para Comer com Moderação

Segundo Cristina, a organização é a chave. Com o alto índice de sobrepeso e obesidade, a estratégia é oferecer opções saudáveis e saborosas. Uma mesa com castanhas do caju, castanhas-do-pará, frutas secas e sementes garante boas escolhas, já que são alimentos saborosos e nutritivos.

Aperitivos e Saladas Criativas

Na hora do aperitivo, a nutricionista sugere substituir as tradicionais torradas por fatias de pepino com pastas de ricota ou queijos magros, carpáccio de salmão, espetinhos de tomate cereja com manjericão e mussarela de búfala. Cenourinhas no palito e caponata de berinjela também são boas opções. As saladas são ótimas entradas: salada de folhas verdes com camarão grelhado e abacate, salada tropical (com frutas) e tabule de quinoa são exemplos. A dica é usar molhos saborosos, como mostarda com mel, iogurte com ervas ou hortelã, para tornar as saladas mais atraentes.

Pratos Principais Saudáveis e Sobremesas Conscientes

Para os pratos principais, Cristina indica arroz com champanhe ou lascas de amêndoas, acompanhado de carnes magras como filé mignon (vermelho), chester, peito de peru, lombo ou filé mignon de suino (brancas). Um frango temperado com suco de laranja, cebola e pimenta pode ser uma opção saborosa e diferente. Na sobremesa, a recomendação é escolher a opção favorita, mas comer em porções pequenas, sem repetir. Como alternativa aos doces tradicionais, um abacaxi com raspas de limão ou uma salada de frutas decorada pode ser uma opção refrescante e atraente.

Com um pouco de planejamento e criatividade, é possível aproveitar as festas de fim de ano com sabor e sem excessos, combinando pratos deliciosos com escolhas conscientes. Uma boa apresentação dos alimentos também contribui para uma experiência gastronômica mais prazerosa.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.