Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’, com Cristina Trovó
As festas juninas são ótimas oportunidades para encontros sociais, tão importantes para a saúde. No entanto, é preciso atenção aos excessos de comidas e bebidas. Com planejamento, é possível aproveitar os festejos sem prejudicar a saúde.
Opções de alimentos mais saudáveis
Para uma festa junina mais saudável, algumas escolhas inteligentes podem fazer toda a diferença. O milho verde cozido, rico em betacaroteno, luteína e zeaxantina (ótimas para a visão), é uma excelente opção. Evite adicionar manteiga, principalmente se você tem colesterol alto. Acompanhe o milho com uma proteína magra, como um espetinho de carne bovina ou frango (sem bacon). Outra opção de proteína é o pinhão, rico em cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras. Porém, lembre-se que cinco unidades de pinhão equivalem a aproximadamente 100 calorias.
Alternativas saborosas e nutritivas
O sanduíche de pernil, apesar de conter gordura saturada, é mais nutritivo que o cachorro-quente, que geralmente contém aditivos químicos e embutidos processados. Entre os doces, o amendoim doce é uma opção melhor que outras guloseimas menos nutritivas, sendo o amendoim salgado ainda mais vantajoso por ser rico em gorduras boas e prevenir doenças cardiovasculares.
Leia também
Dicas para aproveitar as festas juninas com moderação
Planejar a refeição antes da festa, fazendo um lanche leve como fruta ou iogurte, ajuda a controlar o apetite. Na festa, observe as opções disponíveis e pense antes de comer, evitando o impulso de experimentar tudo. Com um pouco de planejamento e consciência, é possível aproveitar a alegria das festas juninas sem comprometer a saúde e o bem-estar.