Matheus Henrique da Silva, novo secretário de esportes da cidade, comenta quais os principais objetivos na nova gestão
O secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Como promover a pratica de esportes, Matheus Henrique da Silva, participou de entrevista na CBN para apresentar as propostas da pasta. Profissional de educação física, Matheus é criador do projeto social Pernas Solidárias, ex-diretor de futebol e preparador físico do Sub-20 do Comercial, além de idealizador da Maratona de Ribeirão Preto.
Condições da Cava do Bossa e projetos para o esporte
Matheus afirmou que a Cava do Bossa, principal equipamento esportivo da cidade, está “totalmente abandonada” e que a gestão pretende dar um novo olhar para o local. O objetivo é reestruturar o espaço para que volte a ser um celeiro de atletas, centralizando as atividades de alto rendimento na cava. Paralelamente, o secretário destacou a ampliação dos projetos esportivos na periferia, levando modalidades para bairros onde os moradores têm dificuldade de acesso ao equipamento.
Sobre a reforma da Cava do Bossa, Matheus explicou que uma intervenção recente foi insuficiente, pois apenas cobriu problemas estruturais com tinta, sem resolver vazamentos. Atualmente, a equipe realiza limpeza e avaliação das estruturas para iniciar uma reforma adequada, com recursos liberados pelo prefeito e emendas parlamentares. Em oito anos, foram retirados quase 10 caminhões de lixo do local.
Leia também
Orçamento e ações para ampliar atendimentos: O orçamento da Secretaria de Esportes é de aproximadamente R$ 22 milhões, considerado baixo diante do orçamento total da prefeitura. O secretário afirmou que o prefeito Ricardo Silva estuda aumentar essa verba. Enquanto isso, a secretaria reorganiza a agenda dos professores da Cava do Bossa para ampliar os atendimentos, com previsão de aumentar em cerca de 3 mil o número de atendimentos já no início de fevereiro, sem investimento financeiro adicional.
Matheus também mencionou a busca por parcerias com outras secretarias para fomentar projetos esportivos, como os Jogos da Primavera, e destacou a importância de integrar esforços para otimizar recursos e ampliar o alcance das ações.
Critérios para o Bolsa Atleta e participação em competições
Em resposta a questionamento sobre a participação da cidade nos Jogos Abertos do Interior e o Bolsa Atleta, o secretário explicou que o programa está sendo reestruturado para seguir critérios técnicos, baseados em desempenho e participação em competições, eliminando indicações políticas. O objetivo é garantir transparência e continuidade no benefício, mesmo que isso implique a exclusão de alguns atletas e a inclusão de outros.
Sobre as competições, Matheus destacou a importância de resgatar a cultura esportiva local, valorizando a formação de atletas da cidade em vez de contratar competidores externos para obter resultados imediatos. Ele afirmou que a meta é fortalecer o esporte amador e de base para que, em dez anos, Ribeirão Preto tenha atletas de alto nível em diversas modalidades.
Entenda melhor
A Cava do Bossa é um complexo esportivo localizado em Ribeirão Preto, que foi projetado para ser um centro de formação de atletas. Com o crescimento da cidade, o local ficou desatualizado e sofreu abandono, o que motivou a atual gestão a investir em sua recuperação e na descentralização das atividades esportivas para bairros periféricos.



