Augusto Carminati, pensador e pesquisador de futuros, lança um livro que debate o tema; ouça a entrevista para a ‘CBN Ribeirão’
Augusto Carminati, pensador e pesquisador de futuros conhecido como futurista, Como você se relaciona com o, é o autor do livro “Antroposia, o algoritmo da humanidade”, que será lançado no dia 11, às 19h30, no Dabby Business Park. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo Simpla ou diretamente no Dabby.
O livro reúne mais de cinco anos de pesquisa multidisciplinar, envolvendo áreas como biologia, filosofia e linguística, e aborda a capacidade humana de imaginar e antecipar futuros, uma habilidade exclusiva da espécie humana que permite construir e se relacionar com diferentes cenários futuros.
Importância da alfabetização em futuros: Carminati destaca que a alfabetização em futuros é uma habilidade fundamental para o século 21, conforme apontado pela UNESCO desde 2012. Essa competência não visa prever o futuro, mas compreender cenários possíveis, prováveis e plausíveis, para escolher os futuros preferíveis a serem construídos.
Leia também
Aplicação para empresas e empreendedores
O futurista também atua como diretor em uma agência de inteligência antecipatória, que auxilia empresários e startups a entenderem as mudanças aceleradas do mercado. Ele ressalta que a inteligência antecipatória ajuda as organizações a não serem surpreendidas por grandes transformações, tornando-as “à prova de futuros” ao protagonizarem os cenários em vez de apenas se adaptarem.
Conceito de futuro e contexto: Segundo Carminati, não existe um destino fixo, mas sim um contexto que influencia os acontecimentos. Ele exemplifica com o surgimento de empresas como Amazon e Google em determinados locais e momentos, mostrando que fatores contextuais são determinantes para o desenvolvimento de inovações e tendências.
Entenda melhor
O trabalho com futuros é comparado a uma medicina preventiva, que busca preparar para problemas futuros, enquanto a inovação atua como remédio para dores atuais. A alfabetização em futuros envolve uma visão multidisciplinar e ajuda a desenvolver uma direção preventiva na vida pessoal e profissional.



