Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Heloisa Zaruh
Ribeirão Preto recebe hoje o renomado coreógrafo e bailarino Ismael Ivo. O curador do projeto de qualificação em dança, parte do programa de qualificação em artes da Secretaria da Cultura Estadual, visita a Companhia Dança Vida, uma das nove selecionadas em todo o estado.
A Visita Técnica de Ismael Ivo
Paula Vital, coordenadora do projeto em Ribeirão Preto, destaca a importância da visita técnica. Ismael Ivo dedicará três horas à companhia, com o objetivo de conhecer os bailarinos, avaliar o trabalho de perto, ministrar uma aula e acompanhar parte do ensaio. A presença de Ivo, um nome de destaque na dança internacional, é vista como um marco para o projeto.
O Impacto do Projeto de Qualificação
Ismael Ivo, que já foi bailarino da companhia Alvin Leili em Nova York e trabalhou na Alemanha, além de ser curador de festivais em Veneza e Viena, traz sua vasta experiência para o interior do estado. O objetivo é conhecer os grupos selecionados, identificar seus desafios e oferecer orientações. Aldo Valentim, gerente e coordenador do projeto, percorreu diversas oficinas culturais e cidades do interior paulista para fomentar a dança e fortalecer grupos já estabelecidos.
Leia também
Dança Vida: Uma Trajetória de Inclusão
A seleção para o projeto envolveu três etapas rigorosas: análise de documentação, entrevista e avaliação presencial. A Companhia Dança Vida, criada em 1995 pela psicóloga e bailarina Paula Vital, se destaca por levar a dança a locais carentes de Ribeirão Preto. Paula Vital, ao unir sua paixão pela dança e seus conhecimentos em terapia corporal, criou um método de trabalho que iniciou na Vila Tecnológica, oferecendo aulas gratuitas em praças públicas.
Fabiana Poche, que começou a participar das aulas aos 8 anos, ressalta a importância do projeto em sua formação pessoal e profissional. Para ela, o Dança Vida proporcionou um crescimento cultural e abriu portas para se tornar bailarina profissional. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas já participaram dos projetos da Companhia Dança Vida.
A seleção para participar dessa qualificação em dança é vista como um momento histórico para a dança em Ribeirão Preto e no Brasil.



