CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Companhia de dança Débora Colker traz a Ribeirão espetáculo ‘Cão Sem Plumas’

Apresentação foi considerada a de melhor coreografia do mundo em 2018; show é nesta terça, às 20h, no Theatro Pedro II
Cão Sem Plumas
Apresentação foi considerada a de melhor coreografia do mundo em 2018; show é nesta terça, às 20h, no Theatro Pedro II

Apresentação foi considerada a de melhor coreografia do mundo em 2018; show é nesta terça, às 20h, no Theatro Pedro II

Roupa suja de lama, cenário sóbrio e movimentos que lembram o andar de um caranguejo: assim se apresenta o novo espetáculo de dança da renomada coreógrafa Deborah Coker, Cão Sem Plumas, inspirado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto. A peça, que chega a Ribeirão Preto, retrata a vida no mangue e a miséria da população ribeirinha de Pernambuco, com imagens fortes do Rio Capibaribe.

Inspiração e Pesquisa

Deborah Coker e sua equipe passaram 24 dias na região para que os dançarinos pudessem recriar a coreografia, buscando capturar a essência do poema de Cabral. A coreógrafa destaca a riqueza geográfica e social presente na obra, explicando a decisão de incorporar imagens do rio em diferentes estágios: desde sua nascente até o encontro com o mar, passando pela cidade grande. Essa imersão de 24 dias, desde a nascente do Rio Capibaribe até Recife, resultou em uma apropriação profunda do lugar, do céu, da terra, das pessoas, dos ritmos e das danças locais, todos fundidos em Cão Sem Plumas.

Sucesso Internacional e Premiação

Considerada uma das maiores coreógrafas do Brasil, Deborah Coker acaba de conquistar o “Oscar da Dança”, o prêmio de melhor coreografia de 2018 no renomado Benois de la Danse, no Teatro Bolshoi, na Rússia. A coreógrafa disputou o prêmio com sete renomados coreógrafos homens, incluindo nomes como Boris Eifman e Sidi Larbi Cherkaoui, obtendo uma vitória inédita para o Brasil. A premiação ocorreu uma semana antes da Copa do Mundo, e Deborah brinca que foi o “primeiro gol do Brasil na Rússia”.

Apresentação em Ribeirão Preto

Após esse triunfo internacional, Cão Sem Plumas chega a Ribeirão Preto com trilha sonora da banda recifense São Zumbi (ex-cantor da banda Cordel do Fogo Encantado, Lirinha, e outros). A apresentação acontece nesta terça-feira, às 20h, no Teatro Pedro II, com ingressos custando entre R$ 35 e R$ 120. A peça promete uma experiência marcante, fruto de uma pesquisa intensa e de uma criatividade premiada internacionalmente.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.