Terminais que são administrados pelo Daesp deixaram de funcionar 24 horas por dia; mudança passa a valer dia 1º
A partir de 1º de maio, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) diminuirá o horário de funcionamento de diversos aeroportos do interior paulista. A medida afeta aeroportos importantes como Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, São Carlos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Araçatuba, Andradina e Assis.
Redução de Custos e Melhoria da Desestatização
Segundo o superintendente do DAESP, Antônio Clare, a redução do horário visa cortar custos. Com poucos voos durante a madrugada, manter a estrutura completa se torna inviável economicamente. A iniciativa também busca aprimorar as propostas para a desestatização dos terminais.
Reação das Companhias Aéreas
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e as companhias aéreas Latam, Azul e Gol se manifestaram sobre a decisão. A Latam, por exemplo, reconhece a importância dos aeroportos de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto como pousos alternativos e está em diálogo com o DAESP. A Azul também busca reverter a decisão por meio de negociação. A Gol, por sua vez, afirma ter poucos voos nos aeroportos afetados. A ABEAR, por sua vez, está em debate com o DAESP e ainda não se pronunciou oficialmente.
Leia também
Apesar da redução, o DAESP garante que em casos excepcionais, as companhias aéreas podem solicitar com antecedência a abertura dos aeroportos fora do horário normal de funcionamento. A situação permanece em discussão entre as partes envolvidas.



