CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compensação dos boletos pagos até às 13h30 será registrada no mesmo dia

Medida vai facilitar, por exemplo, para quem compra pela internet e quer diminuir o prazo de entrega do produto
Compensação dos boletos pagos até às
Medida vai facilitar, por exemplo, para quem compra pela internet e quer diminuir o prazo de entrega do produto

Medida vai facilitar, por exemplo, para quem compra pela internet e quer diminuir o prazo de entrega do produto

Uma mudança no prazo de compensação dos boletos passa a valer a partir de hoje, segundo informações trazidas por Viviane Abril, de Brasília. Pela nova regra, pagamentos feitos até as 13h30 podem ter o valor repassado ao emissor no mesmo dia, reduzindo o tempo de espera que até então costumava ser de um dia útil.

O que muda

Até então, quando um consumidor pagava um boleto, o banco repassava o valor ao beneficiário somente no dia seguinte. Com a alteração, pagamentos efetuados até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, o que acelera o registro da quitação por parte das empresas que emitem os boletos.

Impacto para consumidores e empresas

A principal consequência é a redução do tempo de espera em operações que dependem da confirmação do pagamento. No comércio eletrônico, por exemplo, o prazo de entrega frequentemente começa a contar após a compensação; com a liberação mais rápida, o envio dos produtos tende a ocorrer antes. A medida também beneficia quem precisa que o pagamento seja registrado rapidamente para liberação de serviços ou recebimento de documentos. Enquanto formas de pagamento instantâneas, como Pix e QR Code, já registram a transação na hora, a mudança diminui a diferença de tempo para os boletos com código de barras.

Números e próximos passos

O setor de pagamentos segue em transformação: no ano passado, foram realizados mais de 4 bilhões de pagamentos por boleto no país, que movimentaram quase R$ 6 trilhões. A Federação Brasileira de Bancos informou que estuda avançar para a compensação de todos os boletos no mesmo dia, mesmo quando o pagamento ocorrer após as 13h30, mas essa próxima etapa será avaliada após a primeira fase para verificar eventuais problemas técnicos.

A alteração representa um passo para reduzir atritos nos pagamentos por boleto e se alinha a uma tendência de modernização dos meios de pagamento, embora milhares de usuários ainda continuem optando por essa forma tradicional de quitação.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.