CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compras falsas em máquinas de cartão, assim que era realizado o saque indevido do Auxílio Emergencial

Quadrilha foi presa pela manhã, após mandato; cerca de 183 benefícios foram sacados de forma indevida
fraude auxílio emergencial
Quadrilha foi presa pela manhã, após mandato; cerca de 183 benefícios foram sacados de forma indevida

Quadrilha foi presa pela manhã, após mandato; cerca de 183 benefícios foram sacados de forma indevida

A Polícia Federal deflagrou uma operação em Ribeirão Preto e região para combater fraudes no auxílio emergencial. A ação resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de desarticular organizações criminosas que desviaram recursos do programa social.

Prejuízo e Mecanismos da Fraude

De acordo com informações da repórter Michelle Souza, mais de 183 contas do auxílio emergencial foram fraudadas, causando um prejuízo estimado em R$ 220 mil. Os criminosos obtinham dados de potenciais beneficiários por meio de fontes abertas, utilizando-se da tentativa e erro para identificar pessoas elegíveis ao benefício. Eles então transferiam os recursos de forma oculta, simulando compras de produtos por meio de máquinas de cartão de crédito e possivelmente empresas de fachada.

Investigação e Pessoas Envolvidas

O delegado da Polícia Federal, Dr. Alexandre Manoel Gonçalves, explicou que uma força-tarefa em Brasília forneceu informações que levaram à operação em Ribeirão Preto. Os envolvidos, alguns com antecedentes criminais, foram interrogados. Muitos alegaram ser beneficiários legítimos, mas as investigações apontam para o saque indevido de mais de 180 auxílios. Os crimes apurados são estelionato e organização criminosa, com penas que podem chegar a 10 anos de prisão.

A operação destaca a vulnerabilidade do sistema e o impacto negativo para aqueles que realmente necessitam do auxílio. A Polícia Federal continua as investigações para identificar as empresas envolvidas e o destino dos recursos desviados, buscando responsabilizar todos os envolvidos nesse esquema criminoso.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.