Ouça a coluna ‘CBN Sabor’, com Fernando Kassab
Olá! A ideia de estabelecimentos que unem o convívio social com a presença de animais de estimação, como gatos, está ganhando força. Embora não exista legislação específica no Brasil, um grupo de empresários paulistanos vislumbra a implementação desse conceito já no início do próximo ano.
A Origem dos Bares de Gatos
Ainda que possa parecer uma novidade, a prática de integrar animais em espaços de alimentação remonta a tempos antigos, quando a distinção entre a área de refeições e a moradia era tênue, especialmente em negócios familiares. O conceito moderno de “bar de gatos” surgiu em Taiwan, no sudeste asiático, onde as pessoas desfrutam de comida e bebida na companhia de felinos.
O Modelo Japonês e os Cuidados Necessários
No Japão, conhecidos como “neco cafés” (neco significa gato em japonês), existem mais de 100 estabelecimentos que oferecem a experiência de comer e beber na presença de gatos. Nesses locais, os gatos circulam livremente, interagindo com os clientes. Para garantir a higiene e a saúde de todos, esses estabelecimentos precisam de licenças sanitárias rigorosas, assegurando que os animais sejam vacinados, tratados e vermifugados. Além disso, os frequentadores são submetidos a uma rigorosa higienização das mãos e desinfecção com álcool em gel antes de entrar.
Leia também
A Aceitação no Brasil e Alternativas
A presença de animais em ambientes cotidianos não é incomum no Brasil, que possui uma das maiores concentrações de animais domésticos do mundo. No entanto, a ideia de animais circulando em um local onde se paga para comer ainda é relativamente nova. Acredito que essa iniciativa pode ser interessante, especialmente para aqueles que não podem ter um animal em casa, mas apreciam a companhia deles. Em Paris, por exemplo, existem estabelecimentos onde coelhos participam das refeições. Com higiene e cuidado, tudo é possível.
Com as devidas precauções e regulamentações, a combinação de espaços de convívio e animais pode ser uma experiência enriquecedora para todos.