Prova da Fuvest aconteceu neste final de semana em todo o estado; alunos afirmaram que a avaliação foi difícil
Neste domingo, Ribeirão Preto sediou a primeira fase da Fuvest, com mais de 10 mil alunos concorrendo a uma vaga na USP. A reportagem da CBN Ribeirão Preto conversou com alguns estudantes antes do exame, revelando nervosismo e apreensão, principalmente entre aqueles que prestavam a prova pela primeira vez.
Ansiedade e Expectativas
Isabela Gauna, em sua estreia na Fuvest, demonstrava apreensão, reconhecendo a dificuldade da prova. Já Júlia Fabrício da Silva, em sua terceira tentativa, esperava um exame difícil e conteudista, apontando a matemática como a disciplina mais desafiadora. Outro candidato, em sua terceira participação, buscava manter a calma, consciente de que o nervosismo prejudicaria seu desempenho, e esperava uma prova de matemática mais fácil que em anos anteriores.
A Prova e seus Resultados
Os portões foram fechados às 13h, com alguns atrasados. De acordo com a Fuvest, dos mais de 127 mil inscritos, cerca de 10.500 faltaram, resultando em um índice de abstenção de 8%, o menor dos últimos 8 anos. Medicina continuou sendo o curso mais concorrido, com 108 candidatos por vaga em Ribeirão Preto. A prova, com duração de 5 horas, continha 90 questões de múltipla escolha cobrindo todas as disciplinas do ensino médio. A ausência de redação nesta etapa foi notada. A maioria dos estudantes considerou a prova difícil, com dificuldades concentradas nas disciplinas de exatas, conforme relatos de Pedro Vitor Belússi e Louise Machado Silva, que participava para treinamento, estando ainda no segundo ano do ensino médio.
Leia também
Próximos Passos
O resultado da primeira fase será divulgado em 10 de dezembro. A segunda fase ocorrerá em janeiro, com provas de português e redação no dia 6 e provas específicas por curso no dia 7. A cobertura completa da Fuvest continua na CBN Ribeirão Preto.



