Matuto S.A e Kauze foram os finalistas que dividiram o título; apresentações acontecerão nos palcos João Rock e Aquarela
O concurso de bandas do festival João Roque 2024 terminou em empate na final, Concurso de Bandas do João Rock termina em empate e duas bandas se apresentarão, realizada na noite de sábado na Ribeira. Após avaliação de um júri especializado, as bandas Matuto S.A., de Franca, e Causse, de Ubatuba, foram declaradas vencedoras. Essa é a terceira vez na história da competição que ocorre um empate.
Para definir a ordem das apresentações no festival, que acontecerá no dia 8 de junho, foi realizado um sorteio. Ficou decidido que Matuto S.A. se apresentará no palco João Roque, enquanto Causse tocará no palco Aquarela.
Critérios de avaliação e processo de seleção
As duas bandas finalistas foram escolhidas entre cerca de 540 inscritos. A decisão dos jurados foi anunciada em um evento na Art House, após análise dos critérios de originalidade, criatividade, desenvoltura e técnica musical dos concorrentes.
Leia também
“Os critérios que a gente utiliza são desde originalidade, concepção, execução, coisas que permeiam esse mundo musical. E nada mais justo que trazer eles para tocar ao vivo, para a gente ver como eles se comportam”, explicou Felipe Ungarete, coordenador artístico do João Roque.
Perfil das bandas vencedoras: Matuto S.A. é uma banda que está há cinco anos em carreira solo, liderada pelo vocalista Vinícius Comparini. A proposta musical mistura viola caipira com elementos do rap, reggae, funk e jazz, incorporando também a cultura hip hop e sound system, além de influências do rock. Segundo o vocalista, a banda trabalha com o que chamam de “regional beat”, que une esses diversos estilos musicais.
“Matuto S.A. é banda fazendo o regional beat, que é a mistura do rap, do reggae, do funk, do jazz, com a viola e toda a cultura hip hop, cultura sound system, cultura de rua. Também temos essa pegada do rock. Vocês vão ver que tem uma música que a gente usa de extensão na viola caipira, trazendo todo esse peso também do rock”, explicou Comparini.
Já a banda Causse aposta na união do rock e reggae para criar suas músicas. Formada em 2016, a banda conta com Paulo Paiva, Cris Vasconcelos, Márcio Big, Luiz Power, Guia Zevedo e Gabriel Martins.
“Entre várias bandas a gente chegou na final, junto com a galera do Matuto S.A., a galera braba também. Legal, como a gente vem da praia de Ubatuba, a gente faz a mistura do rock, do reggae e caiçara, aquela mistura que a gente chama de rock reggae”, afirmou Cris Vasconcelos.
Importância do concurso para as bandas: Para os integrantes das bandas, chegar à final do concurso João Roque é um reconhecimento importante. O evento é tradicional e relevante para a cena musical regional, oferecendo visibilidade e oportunidade para os artistas locais.
Panorama
O festival João Roque 2024 está marcado para o dia 8 de junho, com apresentações das bandas Matuto S.A. e Causse nos palcos João Roque e Aquarela, respectivamente. O concurso reuniu cerca de 540 inscritos e contou com um júri especializado que avaliou critérios técnicos e artísticos para definir os finalistas. O empate na final reforça a diversidade e qualidade da música regional, destacando a mistura de estilos como rock, reggae, hip hop, funk e jazz, além da valorização da cultura local.



