CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Condôminos da Zona Sul alimentam animais feridos em incêndio

Moradores também se mobilizam para recuperar área queimada na última sexta-feira (18), com plantio de novas árvores
animais feridos
Moradores também se mobilizam para recuperar área queimada na última sexta-feira (18), com plantio de novas árvores

Moradores também se mobilizam para recuperar área queimada na última sexta-feira (18), com plantio de novas árvores

Após um incêndio que deixou a cidade de Ribeirão Preto coberta por uma camada de cinzas na última sexta-feira, moradores da zona sul se mobilizaram em um mutirão para plantar árvores e auxiliar os animais afetados.

Impacto sobre a Fauna

A preocupação com os animais que habitam a mata atingida pelo fogo é grande. A destruição de 460 hectares de vegetação deixou muitos animais sem recursos naturais para sobreviver. Vários foram resgatados, com o ambulatório do bosque registrando um aumento significativo no número de animais atendidos – triplicando de 3 para 9 por dia nos últimos dois meses, e recebendo 60 animais apenas no último fim de semana devido ao incêndio. A perda de habitat também causou conflitos entre animais que disputam os recursos restantes.

Ação dos Moradores e Reflorestamento

Mais de 200 moradores de diferentes regiões de Ribeirão Preto se uniram para auxiliar os animais, levando alimentos e plantando mudas. O grupo foca em dois objetivos: o curto prazo, que consiste em auxiliar os animais que ainda estão vivos na região, e o longo prazo, que visa a recuperação da mata através do reflorestamento. Em áreas como a Mata Ciliar do Condomínio Alfa Ville, aproximadamente 10 mil metros quadrados foram queimados, necessitando de cerca de 2000 a 2500 mudas para o reflorestamento. A engenheira agrônoma Rebeca Marqueto destaca a necessidade de ajuda para esse trabalho minucioso, que enfrenta desafios como formigas e intempéries.

Investigação e Monitoramento

A Polícia Civil e o GAEMA investigam o incêndio, que é suspeito de ter sido criminoso. Imagens de câmeras de segurança já foram analisadas, e um inquérito foi aberto. Paralelamente à investigação, moradores e voluntários realizam monitoramento 24 horas para prevenir novos focos de incêndio. A comunidade enfatiza a importância da preservação da natureza como um bem público, e a esperança é que com a união de esforços, a recuperação da área e a minimização dos impactos sobre os animais aconteçam o mais breve possível.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.