Um dos casos foi confirmado por laboratório credenciado e os outros quatro aguardam contraprova
Ribeirão Preto registra cinco casos de COVID-19, e a prefeitura intensifica medidas restritivas.
Medidas da Prefeitura
Em entrevista à CBN, o prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira, anunciou a intensificação de medidas para conter o avanço do coronavírus na cidade. Entre as ações, estão a suspensão do corte de água, a isenção da cobrança de água para 2.200 famílias carentes por 60 dias e o adiantamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos para a primeira quarta-feira de abril. A prefeitura também reduzirá a frota de transporte coletivo em até 60%, priorizando a segurança dos motoristas e o distanciamento social.
Ações em conjunto com cidades vizinhas
O prefeito destacou a importância da cooperação com as 34 cidades da região metropolitana. Uma teleconferência com os prefeitos e autoridades estaduais está marcada para a próxima segunda-feira para discutir medidas conjuntas de combate à pandemia, incluindo possíveis restrições ao transporte interurbano. A possibilidade de quarentena também não está descartada.
Leia também
Situação dos pacientes e testes
Um dos cinco casos confirmados já foi oficialmente divulgado, enquanto os outros quatro aguardam contraprova. O médico-virologista Benedito Fonseca explicou que a confirmação da infecção requer um teste molecular, e nem todos os laboratórios estão capacitados para realizá-lo. Ribeirão Preto possui a capacidade técnica para realizar os testes, mas aguarda a acreditação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O secretário de saúde Sandro Scarpeline informou que a maioria dos casos apresenta sintomas leves, semelhantes a um resfriado comum, e que a orientação é para isolamento domiciliar. Para casos graves, com falta de ar ou febre alta, o atendimento médico é fundamental. A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi adaptada para evitar aglomerações, com salas de vacinação exclusivas para idosos em escolas municipais.
As entrevistas com o prefeito, o médico-virologista e o secretário de saúde reforçaram a necessidade do isolamento social e a importância de seguir as orientações das autoridades de saúde para conter a disseminação do vírus. A população é orientada a evitar sair de casa, a menos que seja extremamente necessário, e a procurar atendimento médico apenas em casos graves.



