Município tem 139 positivações e 85 casos suspeitos da covid-19
Franca registra aumento de casos de COVID-19
Números da pandemia em Franca
Segundo informações da prefeitura, Franca contabilizou 139 casos positivos de COVID-19, um aumento de três casos em relação ao dia anterior. O número de casos suspeitos também aumentou significativamente, chegando a 85. A ocupação de leitos de enfermaria está em 36%, enquanto a de leitos de UTI alcança 53%.
Impacto na economia local
O setor calçadista em Franca foi fortemente impactado pela pandemia. De acordo com dados do IBGE, houve uma queda de 48,8% na produção. A Associação dos Fabricantes de Calçados e Afins (Ancoa) estima que a queda pode ser ainda maior, chegando a 70%, devido ao funcionamento reduzido de muitas fábricas, com algumas chegando a fechar as portas. A principal dificuldade apontada pelas empresas é o estoque parado, sem compradores.
Leia também
Retomada econômica e isolamento social
Com a retomada gradual do comércio, há filas em lojas e aglomerações no calçadão, o que preocupa as autoridades. A taxa de isolamento social em Franca caiu para 46%, aumentando o risco de circulação do vírus e consequentemente, o número de casos. A prefeitura orienta a população a realizar compras de forma rápida e evitar passeios desnecessários, principalmente levando em conta a presença de crianças e idosos no centro da cidade.
Apesar do aumento de casos e da queda na taxa de isolamento, há expectativa de melhora na produção calçadista com a venda dos estoques e retomada gradual das atividades. A situação permanece delicada, exigindo cautela e responsabilidade da população para evitar novos aumentos nos números de infectados.