Eduardo Cicconi, gerente do SUPERA Parque de Ribeirão, faz uma retrospectiva das dificuldades e conquistas do ramo
O ano de 2022 começou com um alerta sobre o chamado “inverno das startups”, com demissões em massa e redução de investimentos. Entretanto, o ano terminou com empresas de Ribeirão Preto ganhando reconhecimento nacional. Eduardo Sikoni, gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, analisou esse cenário em entrevista à CBN.
O Inverno das Startups e a Recuperação do Mercado
Sikoni explicou que o início do ano foi marcado por um clima de desconfiança, devido à redução de investimentos em startups. A inflação global, a guerra na Ucrânia e a Rússia contribuíram para esse cenário, levando investidores a priorizar negócios com menor risco. Apesar disso, dados da Distrito mostraram que, nos primeiros dez meses de 2022, os investimentos em startups brasileiras atingiram US$ 4,1 bilhões, superando o total de 2020, indicando uma recuperação do mercado.
Ranking Global de Inovação: O Desempenho do Brasil
O Brasil subiu três posições no ranking global de inovação, ocupando a 54ª posição entre 132 países. Embora seja uma melhora, o país ainda está longe de sua melhor posição (47ª em 2011) e atrás de países da América Latina como o Chile. O ranking avalia insumos de inovação (capital humano, instituições, pesquisa, infraestrutura e mercado) e produtos de inovação (conhecimento, tecnologia e criatividade). O Brasil melhorou em produtos, mas piorou em insumos, indicando a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e um ambiente político mais estável.
Leia também
Perspectivas para o Futuro da Inovação no Brasil
Sikoni destaca que, apesar dos desafios, o Brasil possui potencial para ser uma potência em inovação. Para isso, são necessários investimentos consistentes e políticas públicas de longo prazo que promovam um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de startups e à inovação em geral. Mais informações podem ser encontradas no site e nas redes sociais do Supera Parque de Inovação e Tecnologia.