CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira dicas pra quem vai prestar a Fuvest

Segunda fase do vestibular será aplicada entre sábado e segunda-feira
dicas Fuvest
Segunda fase do vestibular será aplicada entre sábado e segunda-feira

Segunda fase do vestibular será aplicada entre sábado e segunda-feira

O curso de medicina da USP em Ribeirão Preto mais uma vez se consagrou como o mais concorrido da Fuvest, registrando impressionantes 75,58 candidatos por vaga. Um aumento significativo em comparação aos 71,93 candidatos por vaga do ano passado, representando um crescimento de 42% desde 2015.

Disputa acirrada e ansiedade

A concorrência acirrada não se limita à medicina. O curso de psicologia da USP em Ribeirão Preto também apresentou alta demanda, com mais de 37 candidatos por vaga. Dos 1.187 inscritos, apenas 32 foram selecionados. A ansiedade entre os 136.736 candidatos que realizaram a prova de dezembro é palpável, considerando que apenas 20.741 foram classificados para a segunda fase.

A importância da redação e interpretação de texto

Segundo Luiz Cláudio Jubilato, professor e especialista em vestibulares, a redação e a prova de linguagens são cruciais para a aprovação. Ele destaca a necessidade de concentração para atender ao tema proposto na redação, que possui peso significativo na nota final. A prova exige leitura atenta, interpretação precisa e administração eficiente do tempo, especialmente nas questões dissertativas. O professor alerta para a importância de identificar palavras-chave na introdução dos textos e de responder exatamente o que é solicitado, evitando divagações, mesmo que pertinentes ao tema geral.

Estratégias para o sucesso

Jubilato aconselha começar pela redação, que frequentemente aborda temas filosóficos, socioculturais ou socioambientais. Ele enfatiza a objetividade necessária, alertando para a possibilidade de termos complexos que podem confundir o candidato. A calma, a atenção redobrada à leitura e a capacidade de identificar palavras-chave são fundamentais para o sucesso na prova. A experiência passada demonstra a importância de seguir rigorosamente as instruções do enunciado, pois respostas que se aproximam do tema, mas não o respondem diretamente, podem resultar em perda de pontos. A prova exige do candidato não apenas conhecimento, mas também estratégia e controle emocional.

Eloisa Zarú, da CBN Ribeirão, reportou a situação, destacando a pressão e a complexidade da segunda fase do vestibular da Fuvest.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.