CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o primeiro bloco do programa ‘Nossa Gente’ com Fernando Kassab

Professor e coordenador de economia da FGV e ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, é o convidado deste sábado (19)
programa Nossa Gente
Professor e coordenador de economia da FGV e ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, é o convidado deste sábado (19)

Professor e coordenador de economia da FGV e ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, é o convidado deste sábado (19)

O programa Nossa Gente, da CBN, entrevistou Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para discutir o agronegócio brasileiro e sua surpreendente resiliência durante a pandemia de COVID-19.

Desmistificando a Agricultura

Rodrigues combate a ideia equivocada de que o setor agrícola é atrasado e composto por pessoas desqualificadas. Essa visão, segundo ele, tem raízes históricas, iniciando com a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, que descreveu erroneamente o solo brasileiro como fértil e propício a qualquer tipo de cultivo. Essa percepção, somada à imagem romântica e bucólica do campo, perpetuou a ideia de atraso. Na realidade, o sucesso da agricultura brasileira se deve à tecnologia e à ciência, que permitiram o desenvolvimento do Cerrado, região antes considerada improdutiva.

A Evolução do Agronegócio

A entrevista destaca a transformação do setor. Antigamente, o filho menos inteligente da família era destinado ao trabalho na agricultura, enquanto os mais inteligentes seguiam carreiras como medicina ou engenharia. Hoje, a realidade é diferente. A agricultura moderna exige gestão competente e formação técnica, atraindo profissionais qualificados. A própria trajetória de Rodrigues ilustra essa mudança: apesar de inicialmente sonhar em ser juiz, sua formação em agronomia e sua experiência familiar o levaram a uma carreira de sucesso no setor.

Uma Vida Dedica ao Agronegócio

Rodrigues compartilha sua trajetória pessoal e profissional, desde seu nascimento na estação ferroviária de Cordeirópolis até sua atuação em diversos conselhos e órgãos ligados ao agronegócio. Sua experiência como secretário de Agricultura de São Paulo e ministro da Agricultura demonstra seu profundo conhecimento e sua contribuição para o setor. Ele destaca a importância do diálogo e da comunicação entre o setor e o governo, enfatizando a necessidade de políticas públicas que apoiem o desenvolvimento sustentável e inclusivo do agronegócio brasileiro.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.