Insatisfação profissional pode estar diretamente ligada com o desenvolvimento como a diabetes e a depressão; saiba mais!
Quantas horas do seu dia você dedica ao trabalho? Se são oito horas diárias, isso representa um terço do seu tempo. Imagine passar todo esse tempo fazendo algo que você não gosta. Os sentimentos negativos, como tristeza, raiva e ansiedade, podem facilmente invadir não apenas o ambiente profissional, mas também o seu tempo livre, afetando o convívio familiar e social.
As consequências da insatisfação profissional
Para a orientadora vocacional Alienilago, a infelicidade no trabalho está diretamente ligada ao aumento de doenças emocionais. Há um crescimento alarmante de casos de diabetes, hipertensão e infarto, inclusive entre jovens, demonstrando o impacto do estresse crônico na saúde. O técnico mecânico Miguel Santos, por exemplo, passou por grande pressão no trabalho e não soube lidar com suas emoções. A consequência? Insônia, necessidade de antidepressivos e um sentimento avassalador de esgotamento.
Encontrando o caminho para a realização profissional
A falta de satisfação profissional impacta a produtividade e a economia, como explica o professor Antônio Santoro. Empresas buscam profissionais competentes e apaixonados pelo seu trabalho. O doutor em psicologia da USP, Marcelo Jabur, destaca a importância do equilíbrio entre a realização pessoal e as demandas do mercado de trabalho. A pesquisa, seja online ou por meio de networking com profissionais experientes e iniciantes, é fundamental para entender as diferentes perspectivas e desafios da carreira escolhida.
Leia também
A felicidade no trabalho e na vida
Quem encontra a felicidade profissional sente os benefícios também na vida pessoal. Mesmo que o caminho seja desafiador, a realização profissional vale o esforço. A felicidade está intrinsecamente ligada aos sonhos, mas é preciso ter consciência da realidade para que ela se torne um motor para a busca da realização. Dedicação àquilo que se gosta é a chave para a felicidade, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.



