Grande parte dos crimes estão indiretamente relacionados ao tráfico de drogas
A reincidência na Fundação Casa é um problema preocupante, com o tráfico de drogas como principal fator contribuinte. Em Ribeirão Preto, a realidade se mostra diferente das estatísticas estaduais, onde os roubos lideram o número de internações. Na cidade, o tráfico de drogas é o crime que mais leva jovens à Fundação Casa, representando 58% dos casos, segundo dados apresentados pelo secretário de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa.
O perfil dos reincidentes
O relato de um interno reincidente ilustra a problemática: o envolvimento com o tráfico, além do fácil acesso ao dinheiro, leva ao consumo de drogas e à inserção em uma rede criminosa, perpetuando o ciclo mesmo após a internação. A facilidade com que menores são recrutados por traficantes, através de promessas e ilusões, contribui significativamente para a reincidência.
Desafios e soluções
Sociólogos e psicólogos apontam diversos desafios para combater a reincidência. A superlotação, a falta de funcionários e a mistura de internos com diferentes perfis criminais são problemas cruciais. A psicóloga Daniela Zeote destaca a necessidade de mudanças na reabilitação física e social dos adolescentes para quebrar o ciclo vicioso.
A necessidade de investimento
O diretor regional da Fundação Casa, João Rafael Mião, enfatiza a importância de se investir em programas de ressocialização, pois o corte de gastos em investimentos sociais contribui para o aumento da reincidência. Mudanças estruturais e um investimento efetivo em programas de reintegração social são fundamentais para reduzir o número de jovens que retornam ao crime após a internação na Fundação Casa.



