Quem traz os detalhes é a chefe de cartório da Zona Eleitoral 265, Maria Alexandra Mattos Soares
Neste domingo, das 7h às 17h, os eleitores de Hebron e região terão o compromisso de escolher seus representantes no pleito municipal. Para entender melhor os preparativos e os cuidados necessários em tempos de pandemia, conversamos com Maria Alexandre Matos Suárez, chefe de cartório da Zona Eleitoral 265 de Hebrão Preto.
Impacto da Pandemia
A pandemia do coronavírus afetou significativamente a logística eleitoral, desde o transporte até o dia da votação. Para garantir a segurança de eleitores e mesários, foram adotados protocolos sanitários rigorosos, com o apoio do Hospital Albert Einstein e da Fiocruz. O uso de máscara é obrigatório, e o álcool em gel estará disponível em todos os locais de votação. O contato direto entre eleitores e mesários será evitado, com a apresentação do documento de forma segura.
Orientações ao Eleitor
O voto é obrigatório, mas aqueles que não puderem comparecer às urnas devem justificar a ausência. A abstenção tem sido uma preocupação, e a pandemia pode agravar esse cenário. Para facilitar a justificativa, os eleitores podem utilizar o aplicativo e-Título ou o WhatsApp do TSE (11 96371-078). É fundamental que o eleitor saiba onde votar e o número de sua seção eleitoral antes de sair de casa. O e-Título é uma ferramenta útil para consultar essas informações e também o local de votação. Recomenda-se levar caneta própria e documento oficial com foto. Celulares não são permitidos na cabine de votação.
Mudanças e Informações Adicionais
Devido a reformas, três escolas em Hebrão Preto não funcionarão como locais de votação neste ano. Os eleitores afetados foram realocados para outras escolas, e a justiça eleitoral disponibilizou faixas com informações sobre as mudanças. Houve também uma redução no número de seções em algumas escolas, resultando em transferências de eleitores para outras seções dentro do mesmo local. Os eleitores devem consultar seu local de votação e número da seção eleitoral. Há um horário preferencial para votação de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, das 7h às 10h, para evitar aglomerações.
A justiça eleitoral se empenhou em garantir um processo eleitoral seguro e eficiente, e a colaboração dos eleitores é fundamental para o sucesso das eleições. A participação cidadã é essencial para a consolidação da democracia.



