Confira os detalhes com Marcelo Fontes na coluna ‘De Olho na Política’
Mudanças na Secretaria da Fazenda de Ribeirão Preto e projetos na Câmara Municipal geram debates.
Secretaria da Fazenda migra para o Poupa Tempo
A partir de 18 de outubro, a Secretaria Municipal da Fazenda de Ribeirão Preto encerrará seus atendimentos presenciais na Rua Alafayete, nº 1000. Todos os serviços serão centralizados no Poupa Tempo, localizado no Novo Shopping, na zona leste da cidade. A mudança afeta serviços como IPTU, taxas e tributos, exigindo que os cidadãos se desloquem até o novo local. A prefeitura ainda não detalhou os motivos para o fechamento, mas sabe-se que o custo do aluguel do prédio atual (cerca de R$ 40 mil mensais) é um fator relevante. Há também um projeto em andamento para a transferência da sede do executivo para o antigo prédio da Caixa Federal, que poderia abrigar parte dos serviços da Fazenda.
Projetos na Câmara Municipal: aprovações e rejeições
Na Câmara Municipal, dois projetos geraram discussões. O projeto da vereadora Duda Hidalgo, que visava permitir o pagamento de dívidas de energia elétrica no momento do corte, foi rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça. Já o projeto do vereador Paulo Modas, que propõe o acompanhamento de pacientes recuperados da Covid-19 para monitorar possíveis sequelas, foi aprovado e aguarda a sanção do executivo municipal. Este último projeto, caso sancionado, precisará lidar com o grande número de pessoas recuperadas na cidade (mais de 106 mil), o que levanta questionamentos sobre a viabilidade do acompanhamento próximo.
Leia também
Desdobramentos e próximos passos
As mudanças na Secretaria da Fazenda e a aprovação do projeto sobre o acompanhamento pós-Covid-19 prometem gerar impactos na cidade. A população precisa se adaptar à nova localização dos serviços da Fazenda, enquanto a prefeitura precisará definir como operacionalizará o acompanhamento de saúde proposto pelo projeto aprovado na Câmara. Acompanharemos os desdobramentos dessas decisões e seus efeitos na população.