CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os riscos para quem tem histórico familiar de colesterol alto

Proteína no sangue pode causar infarto, trombose e até AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Colesterol alto familiar
Proteína no sangue pode causar infarto, trombose e até AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Proteína no sangue pode causar infarto, trombose e até AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Proteína sanguínea: risco de infarto, trombose e AVC mesmo sem colesterol alto

Histórico familiar e a nova ameaça

Uma proteína produzida pelo fígado, que se junta ao LDL (colesterol ruim), tem sido apontada como causadora de infartos, tromboses e AVCs, mesmo em pacientes sem histórico de colesterol alto. O fator hereditário é preocupante, como demonstra o caso de Sara Stolfa, funcionária pública que, com histórico familiar de infarto, realizou exames e iniciou tratamento preventivo após a descoberta da doença. Sua família possui histórico de infarto precoce, com mortes de parentes jovens por essa causa.

Diagnóstico e tratamento

Segundo o nutrólogo José Ernesto dos Santos, pacientes com histórico familiar de infarto e colesterol alto devem realizar exames específicos para detectar essa proteína. O tratamento é indicado principalmente para homens com menos de 55 anos, mulheres com menos de 65 anos e famílias com histórico de colesterol acima de 280-290 mg/dL. A doença age de forma aguda, exigindo atenção e cuidados preventivos.

Prevenção e qualidade de vida

A prevenção e o cuidado com a saúde são cruciais para evitar problemas futuros. Sara Stolfa, após o diagnóstico, iniciou tratamento com o objetivo de garantir uma boa qualidade de vida na velhice. A conscientização e a busca por exames preventivos são fundamentais para aqueles com histórico familiar de problemas cardíacos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.