CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conheça a culinária inteligente

Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Ariela Issa
culinária inteligente
Ouça a coluna 'CBN Nutrição', com Ariela Issa

Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’, com Ariela Issa

O desperdício de alimentos no Brasil atinge números alarmantes. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, mais de 26 milhões de toneladas de alimentos são descartadas anualmente no país, com 45% desse montante composto por frutas e hortaliças. Uma grande parte desses alimentos é considerada um desperdício nutricional, pois poderiam ser aproveitados de diversas formas.

Causas do Desperdício

O desperdício de alimentos no Brasil ocorre por diversos motivos, começando na seleção dos alimentos ainda na fase de cultivo. Produtores priorizam aqueles com melhor aparência para comercialização, descartando os que apresentam imperfeições. Supermercados repetem esse processo, expondo apenas os produtos visualmente atraentes. O consumidor final, por sua vez, seleciona os alimentos mais bonitos, contribuindo para que os demais acabem estragando e sendo descartados. Esse ciclo contínuo de seleção e descarte resulta em um grande volume de alimentos desperdiçados.

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Uma alternativa para reduzir o desperdício é o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando talos, folhas e cascas que geralmente são descartados. Muitas vezes, essas partes possuem um valor nutricional superior ao da polpa ou parte interna do alimento. A folha do brócolis, por exemplo, pode ser refogada ou utilizada em molhos. A entrecasca da melancia, com sabor semelhante ao chuchu, pode ser refogada e servida como prato principal. Cascas de frutas cítricas podem ser transformadas em geleias, e a casca do maracujá, cozida, pode ser utilizada em preparações como a abobrinha recheada.

Benefícios do Aproveitamento Integral

Além de reduzir o desperdício, o aproveitamento integral dos alimentos traz benefícios para a saúde e para o bolso. Ao utilizar 100% do alimento, é possível obter uma economia de 20% a 40% no orçamento doméstico. Além disso, o consumo de talos, folhas e cascas aumenta a ingestão de fibras, vitaminas e minerais, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada e nutritiva.

Adotar práticas de aproveitamento integral dos alimentos é uma forma de reduzir o desperdício, economizar dinheiro e promover uma alimentação mais saudável e consciente.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.