Ouça a coluna ‘CBN Boa Viagem’ com Aline Calache
Descubra a Ilha de Komodo, na Indonésia, lar dos imponentes dragões-de-komodo.
Como chegar às Ilhas Komodo
Para chegar às Ilhas Komodo, primeiro você precisa voar para Bali. De lá, um voo rápido e seguro para Labuan Bajo, a cidade mais próxima, é a melhor opção, mais rápida e segura do que barco ou balsa. Os voos entre Bali e Labuan Bajo são acessíveis.
Encontro com os Dragões e Paisagens Paradisíacas
O Parque Nacional da Ilha de Komodo, Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, é a principal atração. Lá, você encontrará os raros dragões-de-komodo, a maior espécie de lagarto do mundo, podendo chegar a 3 metros de comprimento e pesar até 250 kg. As leis indonésias protegem a espécie no parque, com cerca de 5.000 dragões vivendo nas ilhas de Komodo, Rinca, Padar, Flores e Gili Motang. Apesar do perigo, a experiência é única e inesquecível. A visita é feita com guias obrigatórios, que utilizam um simples bastão para manter distância dos animais. Além dos dragões, as praias de areia rosa são um espetáculo à parte, resultado da mistura de corais vermelhos quebrados com conchas brancas. A beleza da areia rosa é natural e intensa. Mergulho com snorkel também é possível, permitindo a observação de corais e peixes coloridos.
Leia também
Experiências Além dos Dragões
Embora a ilha não tenha uma estrutura turística extensa, a experiência é focada na observação dos dragões. Hotéis e restaurantes são limitados, mas a observação da Via Láctea à noite, em locais distantes das luzes, é uma experiência memorável, especialmente em passeios de barco noturnos.
A Ilha de Komodo oferece uma combinação única de aventura, natureza exuberante e a oportunidade de observar uma espécie rara e fascinante. A experiência é inesquecível, mesmo com os perigos inerentes à proximidade com os dragões-de-komodo. Apesar de ser um destino único, a infraestrutura turística é simples, focada na preservação da espécie e na experiência dos visitantes.