Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
As dores nas costas são um problema comum que afeta grande parte da população. Seja por longos períodos na mesma posição, sedentarismo ou prática inadequada de atividades físicas, a coluna vertebral pode ser comprometida. Estatísticas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) revelam que a dor nas costas foi a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil no ano passado.
A Importância do Fortalecimento Muscular
Engana-se quem pensa que atletas estão imunes a problemas na coluna. Vinícius Benítez, neurocirurgião e especialista em cirurgia de coluna da Escola Paulista de Medicina, enfatiza a importância de fortalecer a musculatura que sustenta a coluna, tanto lombar quanto cervical. Ele recomenda a musculação e o pilates como alternativas eficazes para esse fortalecimento, auxiliando no suporte da região abdominal, lombar, trapézio e músculos do pescoço.
Atividades Cardiovasculares vs. Fortalecimento
Embora atividades como caminhada, ciclismo, corrida e natação sejam excelentes para a saúde cardiovascular, elas não contribuem significativamente para o fortalecimento da musculatura da coluna. Essas atividades são importantes para a função cardíaca e pulmonar, além da manutenção da saúde geral, mas para a proteção e saúde da coluna vertebral, o foco deve ser em exercícios de fortalecimento. A dor lombar, em particular, é uma das principais causas de afastamento do trabalho, afetando uma grande parcela da população em algum momento da vida.
Leia também
Outros Fatores de Risco e a Experiência de um Atleta
A obesidade e o esforço repetitivo também são apontados como fatores que podem afetar a coluna. Curiosamente, a perda de peso sem atividade física pode levar à perda muscular e, consequentemente, a dores nas costas. O atleta Alain Barbosa Domingos, da Seleção Brasileira de Vôlei, enfrentou uma lesão por esforço repetitivo e encontrou no pilates uma solução para se recuperar e retornar às quadras. Ele destaca como o pilates, ao trabalhar a musculatura abdominal e profunda, foi crucial para sua recuperação.
Dicas para a Prática de Exercícios e o Uso de Suportes
Vinícius Benites ressalta a importância de reduzir o impacto durante as atividades físicas, como optar por correr em superfícies que absorvam o impacto. No ciclismo, a postura sobre a bicicleta é fundamental. Quanto ao uso de colares cervicais e cintas abdominais, embora proporcionem alívio inicial, o uso contínuo é contraindicado, pois podem levar à atrofia muscular.
Adotar hábitos saudáveis e fortalecer a musculatura são medidas importantes para manter a saúde da coluna e prevenir dores.



