CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conheça as cinco mulheres eleitas à Câmara de Buritizal

Legislativo é o único da região com mais mulheres do que homens eleitos; bancada do PL é a maior
mulheres eleitas Câmara Buritizal
Legislativo é o único da região com mais mulheres do que homens eleitos; bancada do PL é a maior

Legislativo é o único da região com mais mulheres do que homens eleitos; bancada do PL é a maior

Pela primeira vez em sua história, Buritizal, município localizado na região de Franca, terá maioria feminina na Câmara Municipal a partir de 2025. Cinco mulheres foram eleitas no primeiro turno das eleições municipais, enquanto apenas quatro homens conseguiram vagas.

Maior Representatividade Feminina

Essa representatividade feminina é mais que o dobro da obtida em 2020, quando apenas duas mulheres foram eleitas. Em todo o país, a participação feminina nas câmaras municipais cresceu 13% em comparação com as eleições de quatro anos atrás, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Atualmente, são 10.603 mulheres eleitas, representando 18,24% das 58.309 cadeiras.

Novos e Experientes Rostos

Entre as eleitas, duas vereadoras, Elaine Vieira e Maria Elena, já estavam na última legislatura. As estreantes são Líbia Pistori (terceira mais votada), Ananda Dias e Carina Fiodi. Líbia expressou confiança na capacidade das mulheres de realizar um trabalho excepcional na Câmara. Ananda, em sua primeira experiência política, se mostrou ansiosa e honrada com a oportunidade. Maria Elena, em seu quinto mandato, celebrou o avanço como um marco na igualdade política. A vereadora Elaine Vieira também comemorou o aumento da representatividade feminina.

Em Buritizal, com cerca de 4.500 habitantes, a eleição também marcou a reeleição do prefeito Daniel Sarreta do PL, com 68,18% dos votos. Na Câmara, cinco dos nove vereadores foram reeleitos, e o PL obteve a maior bancada com quatro representantes. O crescimento da participação feminina reflete um avanço na busca por igualdade de gênero na política local, impulsionado também por campanhas nacionais que defendem maior representatividade feminina no cenário político brasileiro.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.