Juliana Zamponi, gerente de comunicação e cor, explica a influência das cores no comportamento, saúde mental e sentimentos
A CBN Ribeirão Preto conversou com Juliana Zamponi, gerente de comunicação e cor, sobre as tendências de cores para 2023. A especialista explicou que a escolha da cor do ano é um processo complexo, envolvendo estudos de moda, tendências e comportamento global.
A Cor do Ano: Silêncio de Inverno
A cor eleita para 2023 é o “Silêncio de Inverno”, um verde cremoso aveludado, que remete à natureza e à transformação. Essa escolha reflete a mega tendência da semente da transformação, conectando-se com a saúde mental e o comportamento humano. A cor, descrita como um verde pistacho, é versátil e combina com diversos ambientes e estilos.
Paletas de Cores e Comportamentos
Além da cor principal, foram lançadas quatro paletas de cores globais, cada uma com 12 tons e representando um comportamento: saúde mental, coletivo e diversidade de inclusão, bioinspiração e ciclo da vida. As paletas são interligadas e combinam entre si, oferecendo diversas opções de decoração e expressão pessoal. A bioinspiração, por exemplo, traz cores cruas, como as de trigo e folhas; enquanto a paleta de saúde mental utiliza tons suaves de verde e azul.
Leia também
Influência das Cores no Ambiente
Juliana destaca a grande influência das cores no humor e na personalidade. Ela incentiva o uso da cor nas paredes como forma de expressão pessoal e destaca os efeitos positivos de cores como o verde e o azul na concentração e no frescor do ambiente. Cores como o amarelo trazem luminosidade, enquanto o vermelho remete ao luxo. A especialista finaliza aconselhando a experimentação e a criação de composições únicas que reflitam a personalidade e o momento de vida de cada um.



