Confira o programa Nossa Gente com Daniela Lemos
A trajetória de dois projetos sociais, um na Itália e outro em Ribeirão Preto, demonstram o impacto de ações missionárias e solidárias.
Missionários Franciscanos na Itália: Um trabalho de acolhimento a migrantes
O Frei Patrick, da Custódia Franciscana Sagrada, sediada em Franca, relata sua experiência na Itália desde fevereiro de 2018. Inicialmente, a missão focou no aprendizado da língua e na compreensão da realidade local, principalmente a situação dos migrantes do Norte da África e outros países em conflito. O trabalho se concentra na região de Salerno, particularmente em Capátio, uma área agrícola onde muitos migrantes trabalham em condições precárias, muitas vezes explorados devido à clandestinidade e à barreira do idioma. A ação dos frades inclui a distribuição de alimentos, roupas e cobertores, além do auxílio jurídico em parceria com a Caritas Italiana, para ajudar os migrantes a regularizar sua situação no país.
Solidariedade em Ribeirão Preto: O trabalho do empresário Dorinho
Em Ribeirão Preto, Dori Edison Pereira, conhecido como Dorinho, fundou um grupo de apoio que auxilia populações carentes com atendimento médico e suporte ontológico. Motivado por experiências na infância na Bahia, onde seus pais realizavam trabalhos sociais, Dorinho busca amenizar as dificuldades de acesso à saúde e medicamentos. Seu trabalho envolve a organização de eventos, a arrecadação de recursos e a mobilização de profissionais da saúde para atendimento em regiões carentes.
Leia também
Um olhar para o futuro
As iniciativas de Frei Patrick e Dorinho demonstram que a solidariedade e o trabalho missionário podem transformar vidas, mesmo diante de desafios e adversidades. Ações como essas são essenciais para construir um mundo mais justo e humano, combatendo a intolerância e promovendo o bem-estar de comunidades vulneráveis.



