CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conheça Mônica Calazans, a primeira brasileira a ser imunizada contra a Covid-19

Ouça a coluna 'CBN Mulher' com Heloisa Zaruh
vacina covid brasileira
Ouça a coluna 'CBN Mulher' com Heloisa Zaruh

Ouça a coluna ‘CBN Mulher’ com Heloisa Zaruh

Em meio à pandemia de COVID-19, as mulheres se destacaram na linha de frente, e também foram protagonistas na histórica imunização contra a doença. No Brasil, a primeira pessoa vacinada foi uma mulher, marcando um momento crucial na luta contra o vírus.

Pioneiras da Vacinação

Maria Lucidus Santos, técnica de enfermagem em Ribeirão Preto, foi a primeira pessoa imunizada em sua cidade. Em todo o país, diversas mulheres foram as primeiras a receber a vacina em seus estados, muitas delas profissionais de saúde como enfermeiras e técnicas de enfermagem. Entre elas, podemos citar Yolanda Brito (Espírito Santo), Aigle Maia Souza (Maranhão), Leus Aferreira dos Santos (Tocantins), Domingas da Silva (Mato Grosso do Sul), Maria Silva Souza Reis (Ceará), Maria Conceição da Silva (Goiás), Dulcineia da Silva (Rio de Janeiro), e Terezinha da Conceição (Rio de Janeiro).

Mulheres na Ciência e na Saúde

A representatividade feminina na área da saúde é notável. No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, por exemplo, 70% dos profissionais são mulheres. Esse dado demonstra a força e a dedicação feminina na luta contra a pandemia e na busca por soluções para a saúde pública. A trajetória de Mônica Calazans, primeira brasileira imunizada com a vacina do Butantã, exemplifica a coragem e o comprometimento dessas profissionais, que muitas vezes trabalham em condições desafiadoras e com alto risco de exposição ao vírus.

A imunização contra a COVID-19 representa um marco na história, e a participação das mulheres nesse processo é fundamental. A história de cada uma dessas mulheres, suas profissões e suas histórias de vida, demonstram a força e a resiliência feminina diante de desafios.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.