Ouça a coluna ‘CBN Sons da Terra’ com a equipe do Terra da Gente
O programa Sons da Terra, da CBN, trouxe uma discussão fascinante sobre o manaquim alado (Machaeropterus deliciosus), uma ave que canta sem abrir o bico. A reportagem, originalmente exibida no Globo Repórter e posteriormente no Terra da Gente, foi conduzida pelo repórter D.C. Martins no Equador.
O Mistério do Canto Sem Bico
A equipe do programa se surpreendeu ao descobrir a existência de uma ave que cantava utilizando as asas. O som produzido pelo manaquim alado assemelha-se a um apito agudo, gerado pelo atrito das penas das asas durante um movimento rápido e repetitivo acima do dorso. O repórter D.C. Martins descreve o processo como uma série de vibrações que se amplificam, criando uma cascata sonora.
A Ciência por Trás do Canto
O manaquim alado, pertencente à família dos tangarás, possui adaptações únicas em seu esqueleto e penas, permitindo-lhe bater as asas mais de 100 vezes por segundo. Essa performance extraordinária é um exemplo de seleção sexual, onde características extravagantes evoluem para atrair parceiros. Apesar de possuir parentes próximos no Brasil, nenhuma outra espécie utiliza as asas para produzir um som semelhante. Outras aves, como a narceja e o narcejao, produzem sons com as penas durante o voo, mas de forma distinta. O canto do manaquim alado, inclusive, chamou a atenção de Charles Darwin.
Leia também
O som produzido pelo manaquim alado é tão rápido que os humanos percebem apenas um apito, enquanto a fêmea escuta uma complexa serenata. A capacidade de produzir variações no som, imperceptíveis ao ouvido humano, contribui para a atração da fêmea. O programa finaliza com o convite para acessar o Instagram @terradagente para ver fotos e vídeos do manaquim alado e assistir à reportagem completa no Seleção Iptv.