O ‘CBN Sons da Terra’ fala do ariramba, uma espécie de bico comprido e que não tem relação nenhuma com os beija-flores
A Airiramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda) é uma ave que frequentemente causa confusão, sendo confundida com beija-flores por leigos. Apesar da semelhança superficial, principalmente devido ao seu bico longo e fino e penas brilhantes, ela pertence a uma família diferente.
Características da Airiramba-de-cauda-ruiva
Com cerca de 25 centímetros, a ariramba-de-cauda-ruiva apresenta um dimorfismo sexual sutil. Seu dorso e asas exibem um verde brilhante metálico, enquanto a parte inferior do corpo tem uma coloração ferrugem. Os machos se diferenciam das fêmeas pela região da garganta, branca nos machos e ferrugem nas fêmeas. Existem outros nomes populares para a espécie, como beija-flor-d’água, beija-flor-grande e bico-de-agulha, reforçando a confusão com os beija-flores.
Hábitos e Habitat
A ariramba-de-cauda-ruiva é uma ave florestal, encontrada nas bordas de matas, ao longo de rios e estradas. Seu bico longo e fino é uma ferramenta excepcional para a caça de insetos em pleno voo, permitindo ajustes precisos na direção da ponta do bico com mínimos movimentos da cabeça. Elas geralmente vivem em casais ou pequenos grupos, e constroem seus ninhos em buracos pequenos em barrancos.
Leia também
A ariramba-de-cauda-ruiva é uma ave notável por sua beleza e comportamento. Sua presença vibrante nas florestas brasileiras e a facilidade relativa de observação a tornam uma excelente opção para iniciantes na observação de aves. A beleza e o comportamento singular dessa ave a tornam uma espécie marcante para muitos observadores, contribuindo para o encantamento pela avifauna brasileira.