Iniciativa começou durante a pandemia de Covid-19 que trouxe inspiração e motivação para o autor; ouça o programa ‘Nossa Gente’
Daniela Lemus entrevista Rodrigo Vulcano, poeta e escritor de Araraquara, sobre seu projeto coletivo premiado, “As Ruas de Nomes no Ar”.
Um Projeto que Nasceu na Pandemia
O projeto começou em 2020, durante a pandemia, com Rodrigo espalhando placas com microtextos pela cidade. Inicialmente, os textos eram de sua autoria, refletindo sobre o isolamento e o excesso de digitalização. A Secretaria de Cultura da cidade apoiou a iniciativa, contribuindo para a expansão do projeto com mais 80 placas.
“As Ruas de Nomes no Ar”: Um Projeto Coletivo
Em 2021, o projeto evoluiu para “As Ruas de Nomes no Ar”, incluindo textos de alunos de escolas e de jovens e adultos. As placas, com fundo azul e textos curtos (até 140 caracteres), foram distribuídas por pontos turísticos e outros locais da cidade. A iniciativa promove a leitura e a expressão criativa, coletando histórias e reflexões da comunidade.
Leia também
Incentivo à Leitura em Tempos Digitais
O projeto “As Ruas de Nomes no Ar” ficou entre os dez finalistas do Prêmio Candango de Literatura, na categoria incentivo à leitura. A iniciativa destaca a importância de textos curtos e acessíveis, especialmente em um mundo digital saturado de informações. Rodrigo acredita que a simplicidade e a brevidade dos textos podem atrair leitores jovens e estimular o hábito da leitura, mostrando que ler pode ser prazeroso e significativo.



