Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre
Derrame cerebral: um problema de saúde que afeta cada vez mais jovens
O que é um Acidente Vascular Cerebral (AVC)?
O AVC, popularmente conhecido como derrame, ocorre quando um coágulo obstrui uma artéria que leva sangue a uma parte do cérebro. A gravidade e as sequelas dependem da área afetada. Por exemplo, se a região afetada controla a fala, a pessoa pode desenvolver afasia.
Reconhecendo os sintomas e a importância da prevenção
Sintomas como dificuldade para falar, alterações na marcha, desvio da boca, perda de força muscular em um membro e alterações na consciência indicam um possível AVC. A identificação precoce desses sintomas é crucial para um melhor prognóstico. Anualmente, cerca de 100 mil pessoas morrem no Brasil devido a derrames, sendo mais comum em fumantes, diabéticos, pessoas com colesterol alto e problemas cardíacos. Embora mais frequente em idosos, estudos recentes mostram um aumento preocupante em jovens.
Leia também
Mudanças nos padrões e a necessidade de prevenção precoce
Um estudo nos Estados Unidos revelou um aumento de AVCs em pessoas mais jovens, enquanto houve redução em indivíduos acima de 55 anos. A pesquisa atribui essa diferença ao melhor controle da pressão arterial e uso de medicamentos para colesterol nos mais velhos, contrastando com os hábitos de vida menos saudáveis, maior obesidade e diabetes entre os jovens. A recomendação é iniciar a prevenção desde a infância, orientando sobre fatores de risco e seus impactos a longo prazo. Prevenir é, sem dúvida, a melhor forma de evitar essa doença.