CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conppac anuncia o tombamento da Maria Fumaça da Mogiana

Objetivo é transformar a locomotiva em um ponto turístico da cidade; pedido de preservação foi feito pela Câmara Municipal
tombamento Maria Fumaça
Objetivo é transformar a locomotiva em um ponto turístico da cidade; pedido de preservação foi feito pela Câmara Municipal

Objetivo é transformar a locomotiva em um ponto turístico da cidade; pedido de preservação foi feito pela Câmara Municipal

O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (COMPAC) tombou provisoriamente 8,5 km de linhas férreas na cidade, atendendo a um pedido de 2018 do Ribeirão Convê e Chubirô.

Tombamento das Linhas Férreas

O tombamento abrange trechos desde a antiga estação Barracão no Ipiranga até a Fazenda Monte Alegre (região da USP), incluindo a extensão da estação Barracão pela Avenida Dão Pedro e passando por bairros como Alto Verde e Jardim Paiva. Outra parte do tombamento vai da estação Barracão até a estação do Alto (bairro Quintino) e segue até a estação Mojiana, no Jardim Independência. Grande parte dessas linhas está desativada.

Preservação Histórica e Potencial Turístico

Para o presidente do COMPAC, Lucas Pereira, o tombamento é crucial para preservar a história ferroviária da cidade e seu desenvolvimento. Ele defende a criação de um sistema de transporte sobre trilhos e uma rota turística, semelhante ao que outras cidades do interior paulista já oferecem. A ausência de uma política de turismo em Ribeirão Preto, segundo Pereira, impulsiona a iniciativa do COMPAC em assumir a responsabilidade pela criação de uma política turística que gere receita para a manutenção do patrimônio.

Implicações e Próximos Passos

O tombamento implica na proibição de intervenções nas linhas férreas sem autorização do conselho. A prefeitura de Ribeirão Preto, que planeja um conjunto habitacional na Avenida Rio Pardo, precisa analisar o documento do tombamento. O secretário da Casa Civil, Alessandro Irata, afirma que o tombamento não deve interferir diretamente nas obras da Avenida Rio Pardo, pois a linha férrea pertence ao governo federal. Além das linhas férreas, o COMPAC também tombou a Maria Fumaça da Mojiana, com o objetivo de preservação e possível uso em projetos turísticos. A locomotiva, atualmente abandonada, está sob responsabilidade do DNIT.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.