CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conselho de Contabilidade fiscaliza escritórios irregulares na região

Auditorias serão realizadas nesta segunda-feira; em Ribeirão Preto, 29 salas serão avaliadas
fiscalização escritórios irregulares
Auditorias serão realizadas nesta segunda-feira; em Ribeirão Preto, 29 salas serão avaliadas

Auditorias serão realizadas nesta segunda-feira; em Ribeirão Preto, 29 salas serão avaliadas

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) inicia um mutirão de fiscalização em escritórios contábeis de 20 cidades da região de Ribeirão Preto. A ação, que começa nesta segunda-feira, tem como objetivo identificar e autuar empresas clandestinas que atuam fora da lei.

Fiscalização em Ribeirão Preto e região

Um levantamento conjunto do CRCSP e da Receita Federal apontou cerca de 400 empresas em situação irregular na região. Em Ribeirão Preto, 29 dos mais de 400 escritórios foram denunciados; em Franca, serão fiscalizados 127 dos escritórios; e em Sertãozinho, 10 dos 43 escritórios passarão por vistoria. A fiscalização irá verificar a regularidade do registro no Conselho e a habilitação dos profissionais.

Penalidades para empresas irregulares

De acordo com o delegado regional do CRCSP, Valtarassis da Cunha, as empresas que apresentarem apenas falta de registro no Conselho terão a oportunidade de regularizar sua situação. Já aquelas que operam sem profissionais habilitados serão autuadas. As penalidades para os infratores incluem multas, suspensão do exercício da profissão e até mesmo a cassação do registro. Os casos serão analisados pelo tribunal de ética e disciplina do Conselho.

Prejuízos para clientes e como denunciar

A atuação de escritórios irregulares causa prejuízos aos clientes, pois os documentos emitidos por falsos contadores não têm validade legal, podendo trazer problemas futuros para as empresas. Para denunciar irregularidades, basta enviar um e-mail para [email protected].

O CRCSP espera que o mutirão contribua para a regularização de algumas empresas e para a punição daquelas que atuam ilegalmente. Um balanço da fiscalização será divulgado ao final da semana.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.