CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conselho de Medicina aponta que o DIU hormonal não aumenta as chances de câncer de mama

Revisão na pesquisa indica que pessoas com o método contraceptivo tem menos incidência da doença; Rodrigo Stabeli comenta
Conselho de Medicina aponta que o
Revisão na pesquisa indica que pessoas com o método contraceptivo tem menos incidência da doença; Rodrigo Stabeli comenta

Revisão na pesquisa indica que pessoas com o método contraceptivo tem menos incidência da doença; Rodrigo Stabeli comenta

O pesquisador da Fiocruz, Conselho de Medicina aponta que o, Rodrigo Estabeli, esclareceu informações sobre o dispositivo intrauterino hormonal (DIU hormonal) e sua relação com o câncer de mama, durante participação no programa Manhã de CBN.

Esclarecimento sobre fake news

Rodrigo Estabeli afirmou que circulam fake news, inclusive divulgadas por profissionais da saúde, que associam o uso do DIU hormonal ao aumento do risco de câncer de mama. Segundo ele, essa informação não é verdadeira e não encontra respaldo na literatura científica.

Posicionamento do Conselho Federal de Medicina: O Conselho Federal de Medicina abriu um processo investigativo e solicitou uma revisão de literatura para avaliar a questão. O veredito foi que o DIU hormonal não causa câncer de mama, e seu uso pode ser feito com segurança pelas mulheres.

Fatores de risco para câncer de mama: O pesquisador destacou que o câncer de mama é uma doença multifatorial, relacionada a fatores como predisposição genética e hábitos alimentares, e não ao uso do DIU hormonal. Ele ressaltou que o dispositivo está no mercado há mais de 30 anos e passou por evoluções, sendo uma opção contraceptiva eficaz e com menor dose hormonal em comparação aos comprimidos anticoncepcionais.

Importância da prevenção e do autocuidado: Rodrigo reforçou a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do autocuidado, incluindo o conhecimento do próprio corpo e a realização de exames regulares, como a mamografia. Ele alertou que o DIU hormonal não previne doenças sexualmente transmissíveis, que só podem ser evitadas com o uso de preservativos.

Informações adicionais

O DIU hormonal também pode ser indicado para o tratamento de condições como endometriose e síndrome dos ovários policísticos. É fundamental que o uso de qualquer método contraceptivo seja orientado por um profissional de saúde. Além disso, o pesquisador ressaltou a necessidade de retomar o debate sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, especialmente entre jovens.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.