Museu Histórico e Museu do Café estão fechados desde o ano passado
Museus históricos da região de Ribeirão Preto enfrentam problemas estruturais e falta de recursos
Ribeirão Preto: prédios interditados e acervos em risco
Os museus históricos e do café de Ribeirão Preto estão fechados desde março de 2022. Problemas estruturais, agravados pela falta de recursos durante a gestão anterior, levaram à interdição dos locais, colocando em risco tanto o público quanto os acervos. Apesar de investimentos privados de R$ 400 mil para a troca do forro do Museu Histórico, problemas com cupins persistem. Para Mônica Jaqueline de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Cultura, a falta de estrutura compromete a preservação do acervo e a experiência do visitante. Ela destaca a necessidade urgente de uma reserva técnica adequada para o Museu Histórico do Café, além de uma política de exposição que valorize o acervo. O Museu da Imagem e do Som, sem sede própria há dez anos, também enfrenta dificuldades, com seu acervo armazenado na Secretaria de Cultura.
Falta de investimento e estrutura especializada
De acordo com Mônica, a cidade carece de um departamento especializado em gestão de museus. A falta de profissionais capacitados para lidar com a preservação e exposição de acervos históricos também é um problema. Ela enfatiza a importância de uma abordagem que considere a função educativa dos museus, indo além da simples exposição de objetos antigos.
Leia também
Situação em outras cidades da região
Em Monte Alto, os museus histórico, arqueológico e paleontológico, que antes recebiam cerca de 15 mil visitantes anualmente, estão fechados desde abril de 2022 devido ao bloqueio de verbas para reforma. A diretora de Cultura, Aparecida de Lúdiz, explica que atrasos na liberação de recursos e problemas com a licitação da obra atrasaram a reabertura, prevista para outubro de 2023. Em Bebedouro, o Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo ficou fechado por cinco meses devido à falta de verbas, sendo reaberto em maio de 2023 sob nova gestão. Já em São Carlos, o Museu da Tã encerrou suas atividades em janeiro de 2022 devido à crise econômica, com planos para um novo museu em São Paulo que ainda não se concretizaram.
A situação dos museus na região demonstra a necessidade de maior investimento público e planejamento estratégico para a preservação do patrimônio histórico e cultural.



