CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consórcio de Municípios da Alta Mogiana irá ajudar prefeitos eleitos no enfrentamento a covid-19

Em reunião realizada nesta quarta (30), participantes discutiram atual panorama da pandemia na região
covid-19
Em reunião realizada nesta quarta (30), participantes discutiram atual panorama da pandemia na região

Em reunião realizada nesta quarta (30), participantes discutiram atual panorama da pandemia na região

A pandemia de 2020 trouxe inúmeros desafios para os municípios brasileiros, exigindo mudanças de hábitos e adaptações na gestão pública. Em meio a isso, o Consórcio de Municípios da Mogeana, que engloba Franca e mais 21 cidades da DRS-8, lançou uma iniciativa para auxiliar os novos governantes no enfrentamento à Covid-19.

Reunião e Resultados

Uma reunião realizada na última quarta-feira reuniu membros do consórcio para discutir os resultados dessa iniciativa. O prefeito de Morro Agudo e presidente do Conselho de Saúde do consórcio, Vinícius Cruz, destacou a importância da cooperação regional para enfrentar a pandemia. A principal convergência entre os participantes foi a compreensão dos desafios enfrentados pelos municípios, com a necessidade de ações conjuntas e regionalizadas.

Soluções e Ações Conjuntas

Entre as ações deliberadas na reunião, está o aumento de leitos de UTI na região de Franca, que anteriormente apresentava um número de leitos muito inferior à demanda, chegando a ser o menor do estado. Para isso, houve a realocação de dez leitos de UTI de outras cidades, além da cessão de respiradores. Também foi enfatizada a importância da atenção primária à saúde e da conscientização da população sobre medidas preventivas, como o distanciamento social e o uso de máscaras, para evitar novas medidas restritivas. O consórcio busca ainda a construção de um novo hospital estadual na região, para melhorar a capacidade de atendimento.

Desafios e Perspectivas Futuras

O desafio para os novos prefeitos é grande, pois precisam lidar com as questões financeiras, a gestão municipal e o enfrentamento à pandemia simultaneamente. A articulação regional é vista como fundamental para a eficácia das ações. O consórcio prevê reuniões quinzenais para deliberar ações conjuntas, buscando apoio do governo estadual e do Ministério da Saúde. Embora a vacinação ainda não seja de responsabilidade direta dos municípios, a expectativa é de que o consórcio trabalhe em conjunto para garantir a sua implementação eficiente na região. A união entre as cidades é apontada como crucial para fortalecer o pleito por recursos e apoio governamental, garantindo um atendimento mais eficaz à população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.