CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Construção civil deve ter retomada em 2020 em Ribeirão

Segundo Secretaria de Habitação do estado, foram aprovados seis novos empreendimentos para a cidade e houve aumento de ofertas
retomada construção civil
Segundo Secretaria de Habitação do estado, foram aprovados seis novos empreendimentos para a cidade e houve aumento de ofertas

Segundo Secretaria de Habitação do estado, foram aprovados seis novos empreendimentos para a cidade e houve aumento de ofertas

Retomada do Setor Imobiliário em Ribeirão Preto

As perspectivas para o setor da construção civil em Ribeirão Preto são animadoras para 2020. Com um aumento significativo na oferta de novas moradias, a cidade se prepara para um crescimento econômico e geração de empregos. Segundo dados da Secretaria de Habitação de São Paulo, até outubro de 2019, foram aprovados seis novos empreendimentos, somando 3.118 unidades, com mais mil na fila de aprovação.

Investimentos e Novos Empreendimentos

Grandes construtoras estão investindo fortemente na região. Uma delas já lançou um prédio com mais de 400 unidades e 12 pontos comerciais. O gerente geral, Bruno Ramos, destaca a influência da baixa taxa de juros e a alta demanda como fatores que contribuem para o sucesso das vendas. A previsão é lançar mais de 3 mil unidades em Ribeirão Preto em 2020. Outra construtora também acelerou seus lançamentos no fim de 2019 e planeja aumentar ainda mais seus projetos para o próximo ano, impulsionada pela crescente procura e novas opções de financiamento, segundo Thiago Bandeira de Carvalho, gestor comercial.

Geração de Empregos e Crescimento Sustentável

Embora o cenário seja positivo, o diretor do Cinduscom, José Batista Ferreira, aponta que os efeitos positivos na geração de empregos podem demorar a ser sentidos. Em 2019, o setor gerou apenas 13 empregos formais em Ribeirão Preto, enquanto em 2018 foram 569. A demora se deve ao longo tempo de maturação dos empreendimentos, que pode levar de dois a três anos para gerar impacto significativo na contratação de trabalhadores. A retomada, portanto, tende a ser mais gradual no setor formal e na produção totalmente legalizada.

O aumento da oferta de moradias e os investimentos demonstram um otimismo no mercado imobiliário de Ribeirão Preto. Apesar do crescimento mais lento na geração de empregos formais, a expectativa é de um futuro positivo para o setor da construção civil na cidade, impulsionado pela demanda e pelas condições favoráveis do mercado.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.