Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
Com a proximidade do Natal, o Procon de Ribeirão Preto alerta os consumidores que planejam comprar presentes online a se anteciparem. O diretor do órgão, Paulo Gardi, oferece dicas para evitar dores de cabeça durante este período de alta demanda.
Antecipe suas Compras
A principal recomendação é realizar as compras online ou por telefone com bastante antecedência. O aumento significativo de reclamações por atraso na entrega é comum nesta época do ano, devido ao grande volume de vendas e ao rescaldo da Black Friday. Comprar em cima da hora pode resultar na chegada dos presentes após o Natal.
Atenção aos Sites Não Recomendados
O Procon disponibiliza em seu site uma lista com cerca de 400 sites não recomendados, onde o consumidor corre o risco de pagar e não receber o produto. A dica é optar por sites de pagamento que liberam o valor ao fornecedor somente após a confirmação de recebimento do produto pelo cliente.
Leia também
Prazos de Entrega e Acompanhamento
O fornecedor é obrigado a cumprir o prazo de entrega estipulado no momento da compra. É fundamental que o consumidor acompanhe o rastreamento da encomenda e, em caso de atraso, entre em contato imediatamente com o fornecedor para verificar o ocorrido. Não deixe para a última hora, buscando receber seus produtos, no máximo, até o dia 21 ou 22 de dezembro.
Em caso de desacordo com o fornecedor, o consumidor deve procurar o Procon para registrar uma reclamação. O órgão está disponível por telefone (151), redes sociais e presencialmente na Rua Duque de Caxias, 1181, das 8h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Seguindo essas orientações, é possível minimizar os riscos e garantir um Natal mais tranquilo.



