CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consumo de alimentos orgânicos cresce durante período de isolamento social

No país, são cerca de 22 mil produtores destes alimentos, porém, distribuição e preço alto seguem como principais inimigos
alimentos orgânicos
No país, são cerca de 22 mil produtores destes alimentos, porém, distribuição e preço alto seguem como principais inimigos

No país, são cerca de 22 mil produtores destes alimentos, porém, distribuição e preço alto seguem como principais inimigos

A CBN Ribeirão inicia uma série de reportagens sobre os desafios na produção de alimentos, com foco no crescente mercado de produtos orgânicos. O consumo consciente, impulsionado pelo período de isolamento social, elevou a procura por essas opções, apesar dos desafios na distribuição e do preço mais elevado.

O Mercado de Orgânicos no Brasil: Crescimento e Desafios

A lei de orgânicos, apesar de datar de 2003, só foi regulamentada em 2011. Desde então, o setor vem se consolidando e conquistando a confiança do consumidor. Frutas, legumes, verduras, café, sucos e açúcar estão entre os produtos mais comercializados. Atualmente, cerca de 22 mil produtores estão cadastrados no Ministério da Agricultura, órgão responsável pela emissão de certificados.

Certificação e Tipos de Garantia

Existem três tipos de certificação para produtos orgânicos: auditoria (realizada por empresas públicas ou privadas, auditadas pelo Inmetro), Opaq (sistemas participativos de garantia, por grupos de produtores), e OCS (declaração de produção orgânica para venda direta, sem selo). A certificação garante ao consumidor a rastreabilidade e a qualidade do produto.

O Exemplo da Fazenda Bonjardin Coffees

A Fazenda Bonjardin Coffees, em Franca (SP), exemplifica a adaptação ao mercado de orgânicos. A propriedade, centenária e na terceira geração de cafeicultores, migrou para a produção orgânica em 2017, visualizando um mercado promissor com alta demanda e baixa oferta. A fazenda utiliza técnicas que permitem alta produtividade sem agrotóxicos, oferecendo cafés especiais certificados e com laudo técnico de análise de resíduos, garantindo a ausência de substâncias proibidas. A produção, 100% arábica, é comercializada no Brasil e no exterior.

O mercado de orgânicos no Brasil movimenta cerca de R$ 4,5 bilhões ao ano, com previsão de crescimento entre 10% e 15% em 2020, mesmo com a pandemia. Apesar do preço mais elevado e desafios na distribuição, a crescente conscientia do consumidor sobre saúde e a expansão da demanda para além dos grandes centros urbanos impulsionam o setor, indicando um futuro promissor para a produção orgânica.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.