Produção de tilápia aumentou 14,36% em relação ao volume produzido em 2024; confira esse e outros assuntos com no ‘EP Agro’
Neste sábado, 19 de abril de 2025, o programa Epeagro, da CBN, abordou diversos temas relevantes do agronegócio brasileiro.
Mercado de Peixes e o Agronegócio
O programa iniciou com uma discussão sobre o aumento do consumo de peixes no Brasil, especialmente durante a Semana Santa. A participação de Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura, trouxe insights sobre a produção de peixes de cultivo, principalmente a tilápia, e como a indústria tem facilitado o acesso do consumidor a esse produto, com preços atrativos e praticidade no preparo. O crescimento do consumo também foi atribuído à busca por alimentos saudáveis e à popularização da culinária japonesa.
Previsão do Tempo e Impactos na Agricultura
A previsão do tempo, apresentada por Marina Fávaro e Marco Antônio dos Santos, indicou um feriado de Páscoa com clima ameno e chuvas em algumas regiões. As chuvas, embora benéficas para culturas como cana-de-açúcar, café e amendoim, também acarretam riscos de doenças em função da umidade. A amplitude térmica prevista para os próximos dias também foi destacada como um fator que pode aumentar a incidência de doenças nas plantações.
Leia também
Mercado de Café e Exportações
O programa também discutiu o mercado de café, comemorando o Dia Mundial do Café. Virginia Alves comentou sobre a qualidade do café brasileiro e as expectativas para a nova safra. Marcos Matos, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), apresentou dados sobre as exportações recorde de 2024, com quase US$ 12,6 bilhões em receitas, e a expectativa de uma safra 2025 com produção menor devido a condições climáticas adversas.
O Epeagro destacou a importância do agronegócio brasileiro para a economia nacional e internacional, mostrando a diversidade de setores e os desafios e oportunidades enfrentados pelo setor. A combinação de informações sobre mercado, clima e produção demonstra a complexidade e a dinâmica do agronegócio.