CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Continuação ou não do processo que investiga o vereador Sérgio Zerbinato (PSB) vai ser votada em plenário

Legislador é suspeito de cometer o crime de rachadinha, que é a devolução de dinheiro pago aos funcionários
processo Sérgio Zerbinato
Legislador é suspeito de cometer o crime de rachadinha, que é a devolução de dinheiro pago aos funcionários

Legislador é suspeito de cometer o crime de rachadinha, que é a devolução de dinheiro pago aos funcionários

Nesta edição do programa, acompanhamos os desdobramentos de importantes casos políticos em Ribeirão Preto. Dois processos no Conselho de Ética da Câmara Municipal chamam atenção: o do vereador Sérgio Zerbinato e o da vereadora Duda.

Caso Zerbinato: Retorno ao Plenário

O caso do vereador Zerbinato, acusado de rachadinha, retornará ao plenário da Câmara. Após apresentar argumentação baseada no Decreto-lei 201/1967, o Conselho de Ética decidiu submeter a denúncia à apreciação dos 22 vereadores, que decidirão se o processo segue ou é arquivado. A demora na tramitação do processo de Zerbinato contrasta com a celeridade do caso da vereadora Duda, atualmente suspenso por liminar judicial. Além da investigação no Conselho de Ética, Zerbinato também responde a ação no Ministério Público, que investiga o uso irregular de carro da Câmara.

Aumento das Tarifas de Ônibus: Embate Judicial

O Tribunal de Justiça de São Paulo considerou inconstitucional um decreto legislativo de 2019, que obrigava a prefeitura a enviar documentação à Câmara 20 dias antes de conceder reajuste nas tarifas de ônibus. A decisão suspende a obrigação da prefeitura de comunicar previamente à Câmara os aumentos, resultando em mais um capítulo da disputa judicial e política sobre o tema.

O Futuro da Antiga Fábrica da CNE

A doação da área da antiga fábrica da CNE ao Instituto Federal, prevista em 2014, nunca se concretizou. A prefeitura propôs lei à Câmara para revogar a cessão da área, que retornará ao município. O terreno, próximo ao centro, encontra-se abandonado e em parte ocupado por moradores de rua, representando um espaço público ocioso que poderia ser melhor aproveitado, em contraste com a promessa não cumprida de implantação de uma unidade do Instituto Federal.

Os casos analisados demonstram a complexidade da política local, com disputas judiciais e atrasos em projetos que impactam diretamente a população. Acompanharemos os desdobramentos dessas e outras questões relevantes para Ribeirão Preto.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.