Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo
O final do ano se aproxima e, com ele, a expectativa de novas oportunidades de emprego, especialmente em vagas temporárias. Em Ribeirão Preto e região, diversos setores se preparam para um aumento na demanda, abrindo portas para trabalhadores que buscam uma colocação, mesmo que por um curto período. A experiência, muitas vezes, pode ser a porta de entrada para uma efetivação.
Oportunidades no Comércio Varejista
Segundo Marcelo Bose Rodrigues, economista do Cincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), o período natalino impulsiona significativamente a criação de empregos. As contratações, tradicionalmente, começam em outubro e se intensificam em novembro e dezembro. Setores como vestuário, calçados, lojas de departamento, tecidos, presentes e brinquedos são os que mais demandam mão de obra temporária.
O histórico do Cincovarp aponta para um aumento de aproximadamente 10% no número de funcionários em relação ao quadro efetivo. Uma parcela considerável desses temporários acaba sendo contratada em definitivo. Mesmo diante de um cenário econômico ainda em recuperação, a necessidade de atender ao aumento da demanda no comércio impulsiona as contratações.
Leia também
A expectativa do sindicato é de um crescimento nas vendas entre 1,5% e 2% para o período natalino. O economista ressalta que o volume de vendas em dezembro pode ser de duas a três vezes maior do que a média dos outros meses, tornando a contratação de temporários essencial para suprir a demanda.
Expansão em Outros Setores
Além do comércio, outros setores também se beneficiam do aquecimento da economia no final do ano. Frank Marlon, gerente de uma empresa especializada na confecção de boletos de cobrança, relata um aumento na demanda, impulsionado pelo crescimento do número de loteamentos e apartamentos na região de Ribeirão Preto. A empresa, que atende um terço das prefeituras do estado, expandiu seu quadro de funcionários de 80 para 100 pessoas no último ano, com a possibilidade de efetivação de alguns desses profissionais.
Desafios na Contratação
Apesar das oportunidades, o economista do Simcovarp aponta para um desafio: a dificuldade em preencher todas as vagas disponíveis. Segundo ele, muitos trabalhadores desempregados não demonstram interesse em trabalhar no final do ano. Essa falta de mão de obra pode impedir que as empresas atendam plenamente à demanda do mercado.
Embora ainda não haja um número oficial do aumento de vagas temporárias para este final de ano na região de Ribeirão Preto, a expectativa é de que o mercado de trabalho se aqueça, oferecendo oportunidades para quem busca uma colocação.