CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contratações de estagiários e aprendizes disparam no primeiro semestre de 2021

Mais de 120 mil estudantes foram contratados no período no estado; consultor de carreiras, Rodrigo Fonseca, analisa a tendência
Contratação de estagiários
Mais de 120 mil estudantes foram contratados no período no estado; consultor de carreiras, Rodrigo Fonseca, analisa a tendência

Mais de 120 mil estudantes foram contratados no período no estado; consultor de carreiras, Rodrigo Fonseca, analisa a tendência

O primeiro semestre de 2023 registrou um aumento significativo nas contratações de estagiários e aprendizes no Brasil. De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), mais de 120 mil estudantes foram contratados entre janeiro e junho, elevando o número total de estagiários e aprendizes para cerca de 202 mil, sendo 80% do nível superior.

Aquecimento da Economia e Oportunidades

O consultor de carreira Rodrigo Fonseca atribui esse crescimento à retomada da economia após a pandemia. Com a diminuição das restrições e a normalização das atividades comerciais, houve um aumento na demanda por mão de obra, impulsionando as contratações. As áreas de administração e engenharia lideram as vagas disponíveis, mas Rodrigo destaca a importância de buscar oportunidades específicas dentro da área de formação de cada candidato. Por exemplo, estudantes de direito podem procurar escritórios de advocacia.

Estágios, Aprendizagem e Trainee: Quais as Diferenças?

Rodrigo explica as diferenças entre estágio, aprendizagem e trainee. O programa de aprendizagem possui regras específicas quanto ao tempo de dedicação na empresa e obrigações de registro. Já o estágio é voltado para estudantes que ainda não se formaram, buscando aprendizado e com a possibilidade de efetivação. O trainee, por sua vez, é um programa mais avançado, direcionado a recém-formados com alto potencial, com um processo seletivo mais rigoroso e foco no desenvolvimento de liderança.

Não há idade mínima para estágios, sendo comum a participação de estudantes a partir do segundo ou terceiro ano da faculdade. Programas de trainee, geralmente, buscam candidatos com 22 a 23 anos. Rodrigo destaca a crescente inclusão em programas de estágio, com algumas empresas oferecendo vagas específicas para pessoas com mais experiência ou que estão retornando ao mercado de trabalho após um período de afastamento.

Dicas para o Sucesso na Busca por Estágio

Para quem busca estágio ou aprendizagem, Rodrigo aconselha demonstrar atitude, vontade de trabalhar e se dedicar. A familiaridade com o trabalho remoto é fundamental, considerando a crescente importância do trabalho híbrido. Ele sugere praticar a comunicação online, simulando entrevistas com amigos para aprimorar a apresentação e identificar possíveis vícios de linguagem. Para as empresas, os programas de estágio e aprendizagem oferecem a oportunidade de conhecer o candidato, avaliar sua adaptação à cultura da empresa e reduzir os riscos em processos seletivos para vagas definitivas. No entanto, é importante manter uma proporção adequada de estagiários e funcionários para garantir o sucesso do programa e o desenvolvimento do estagiário, evitando a exploração de mão de obra barata.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.