CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contribuinte pode adquirir benefícios antes de se aposentar

Ouça a coluna 'CBN Vida e Aposentadoria', com Hilário Bocchi Jr.
Contribuinte adquirir benefícios
Ouça a coluna 'CBN Vida e Aposentadoria', com Hilário Bocchi Jr.

Ouça a coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’, com Hilário Bocchi Jr.

A aposentadoria é uma conquista importante para o trabalhador, mas nem sempre vem como o esperado. No entanto, em algumas situações, pode trazer vantagens inesperadas e pouco conhecidas. Vamos explorar algumas dessas vantagens.

Estabilidade Pré-Aposentadoria

Muitos não sabem, mas antes mesmo de se aposentar, o trabalhador pode ter direito a uma estabilidade pré-aposentadoria. Essa proteção, geralmente presente em convenções, acordos ou dissídios coletivos, impede que a empresa demita o funcionário que está próximo de se aposentar. O período de estabilidade varia, geralmente entre um e três anos. Para usufruir desse direito, o trabalhador deve comunicar à empresa sua condição, e a demissão só poderá ocorrer após a aquisição do direito à aposentadoria.

Vantagens Imediatas da Aposentadoria

A principal vantagem é, obviamente, o recebimento do benefício previdenciário. Além disso, empresas valorizam a experiência de seus colaboradores aposentados, que podem se tornar ainda mais produtivos com uma nova fonte de renda. Ao se aposentar, o trabalhador também tem direito ao saque do saldo do PIS/PASEP e do FGTS. Se continuar trabalhando, pode receber mensalmente os depósitos do FGTS diretamente em sua conta, o que equivale a um aumento salarial de 8%.

Benefícios Adicionais e Planejamento

Existem ainda benefícios que dependem da legislação municipal, como descontos ou isenção do IPTU para aposentados. Aposentadorias por invalidez, auxílio-acidente ou auxílio-doença podem garantir isenção de imposto de renda. Para aproveitar ao máximo os benefícios, é fundamental planejar a aposentadoria, levantando todo o tempo de serviço e definindo qual o benefício mais vantajoso. A contribuição previdenciária pode variar de 5% a 20% do salário, e contribuições maiores nem sempre garantem benefícios proporcionais.

É essencial que o trabalhador busque informações sobre seus direitos e planeje sua aposentadoria para garantir o melhor aproveitamento dos benefícios disponíveis.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.